09/08/2022 às 10h20min - Atualizada em 09/08/2022 às 11h31min

Nice apoia a equipe italiana Astrogate no evento SESI First Lego League Challenge International Open Brasil 2022

Uma das principais competições de ciência e robótica do mundo acontece na cidade do Rio de Janeiro, entre 5 e 7 de agosto, para jovens de até 16 anos

SALA DA NOTÍCIA Wedja Sabrina
Divulgação/Nice
A Nice, líder global em soluções para gerenciamento e segurança de residências e edifícios, apoia a equipe de jovens italianos, chamada Astrogate, que se qualificou para representar o seu país no SESI First Lego League Challenge International Open Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.
 
A Astrogate é formada por 10 jovens qualificados e criativos, com idade entre 9 e 16 anos, provenientes da região do Vêneto, na Itália. A equipe faz parte da associação científica GATE Italy (Gifted and Talented Education), organização sem fins lucrativos com sede na Itália, voltada a apoiar apoiar crianças talentosas nas áreas de linguística e lógico-matemática.
 
O evento First Lego League Challenge é um dos mais prestigiados na área de ciência e robótica para participantes com menos de 16 anos e nesta edição reunirá as 90 melhores equipes de todo o mundo. Lideradas por adultos, as equipes contam com no máximo 10 competidores, que projetam, constroem e programam robôs Lego para missões autônomas em uma mesa de jogo.
 
Na Itália, na fase preliminar da First Lego League para a final, a equipe Astrogate desenvolveu um um projeto inovador chamado SAR Packaging (Safe Alarmed Reusable Packaging), que resolve dois problemas relacionados ao e-commerce: o uso excessivo de papelão e a pouca segurança das embalagens. O SAR Packaging é um sistema de embalagem com alarme, durável e reutilizável que visa substituir as embalagens de papelão existentes. O pacote, via tecnologia Bluetooth, é conectado a um chip no local de entrega e, se retirado sem ser desbloqueado (como em caso de furto, por exemplo), aciona um sinal de alarme. Além disso, após o conteúdo da embalagem ter sido recolhido, é possível devolver a embalagem para evitar desperdício de material.
 
A competição de robótica, por sua vez, estimulou as equipes a encontrar a melhor solução de movimentação de mercadorias dentro de um circuito proposto. Cada equipe projetou, construiu e programou um robô Lego para realizar o maior número possível de missões entre os designados em um curto espaço de tempo. Um desafio realmente complexo devido à variedade de tarefas e ao tempo limitado disponível. Por isso, os participantes passaram muitas horas remodelando o hardware e aperfeiçoando o software para obter movimentos de precisão milimétrica dos robôs.
 
O time Astrogate se destacou e recebeu o prêmio de "Excelência em Engenharia", marcando um novo recorde de pontos na área de robótica ao vencer o desafio Final Four e se qualificar para a etapa mundial da competição, no Rio de Janeiro.

A competição
De 5 a 7 de agosto, o Festival Internacional SESI de Robótica 2022 será realizado no Pier Mauá, no Rio de Janeiro, com oficinas, seminários sobre educação e competições de robótica, como First Lego League (FLL) Challenge - competição internacional com programação de robôs Lego, com equipes de 38 países - e Off Season First Robotics Competition (FRC) - competição com robôs de escala industrial, em um jogo de arena.
 
Durante a competição, os participantes aplicam conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEAM) na criação de projetos de inovação, construção e programação de robôs Lego, que devem completar missões aplicadas a problemas reais de interesse geral, relacionados à ecologia, economia e área social.
 
"Estamos orgulhosos pelo resultado alcançado pela nossa equipe até o momento e gostaríamos de agradecer à Nice e às empresas e indivíduos privados que contribuíram para levar nossa missão ao SESI First Lego League Challenge International Open Brasil", diz Enrico Bressan, membro do Conselho de Administração da GATE Italy (Gifted And Talented Education), que dá suporte à iniciativa.
 
O projeto inovador da Astrogate
Idealizado e desenvolvido pela equipe Astrogate durante a etapa final italiana do First Lego League, o SAR Packaging (Safe Alarmed Reusable Packaging) é um sistema de embalagem com alarme, durável e reutilizável que visa substituir as embalagens de papelão existentes. É possível conhecer a iniciativa nos vídeos feitos pela equipe, disponíveis em: https://youtu.be/cDKhi6UufsQ e https://youtu.be/u9WQNxkXsOs
 
Serviço:
 O que: Festival Internacional SESI de Robótica 2022
Competição: First Lego League Challenge International Open Brasil
Data: 5 a 7 de agosto
Onde: Pier Mauá, Avenida Rodrigues Alves, 20, Praça Mauá - Rio de Janeiro, RJ
Sites: www.firstlegoleague.com.br/
www.portaldaindustria.com.br/sesi/canais/torneio-de-robotica/o-festival-internacional/ 
 
 
Sobre a Nice 
Multinacional italiana com sede em Oderzo (Treviso) e com forte vocação internacional, a Nice é líder global em soluções para gerenciamento e segurança de residências e prédios, bem como dispositivos e sistemas inteligentes e conectados para aplicações residenciais e comerciais, controle de segurança e acesso, IA (inteligência artificial), saúde e bem-estar, controle e energia/AV. com o objetivo de combinar funcionalidade e design para simplificar o dia a dia das pessoas. 
A Nice iniciou um caminho estratégico de expansão e ampliação do seu portfólio de soluções e plataformas conectadas, com o objetivo de oferecer uma ampla escolha de soluções personalizáveis para o consumidor final. Soma-se a isso o fortalecimento e a expansão em mercados com alto potencial de crescimento e um novo posicionamento de marca que deixam a Nice pronta para competir em novos segmentos de mercado. A Nice é sinônimo de tecnologia e excelência: suas soluções são utilizadas em todo o mundo e aplicadas em espaços públicos e privados, como aeroportos e locais de prestígio. Graças ao seu fundador e atual Presidente, Lauro Buoro, e aos 3000 profissionais que trabalham todos os dias para atingir os objetivos da empresa, a Nice distribui seus produtos em 15 centros de P&D e 13 instalações de manufatura atendendo parceiros e clientes em mais de 100 países e nos 5 continentes. A Nice Brasil, no país desde 2011, é uma divisão estratégica para a Nice. A empresa fornece produtos para mais de 400 distribuidores na América Latina e possui unidades em Limeira (SP), Santa Rita do Sapucaí (MG) e São Caetano do Sul (SP), com liderança no mercado em soluções para controle de acesso e automação de portões. Saiba mais em www.niceforyou.com/br
 
 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.