02/08/2022 às 12h44min - Atualizada em 05/08/2022 às 00h02min

Pode tomar café como pré-treino?

Nutricionista clínica do São Cristóvão Saúde comenta sobre efeitos desse estimulante natural, antes da prática de exercícios físicos 

SALA DA NOTÍCIA Fernanda Martinelli
Além de ser uma bebida saborosa, o café, quando consumido com moderação, traz muitos benefícios ao nosso corpo. Porém, será que esse mesmo estimulante traz efeitos quando aliado aos exercícios físicos?  

“A cafeína é considerada um termogênico; ou seja, ajuda no gasto calórico, aumenta a energia durante os exercícios, minimiza a fadiga e auxilia na perda de gordura. Além disso, é isento de calorias e possui excelentes vitaminas e minerais. Assim, pode ser considerado fonte de antioxidantes, essencial para aumentar a imunidade e manter o organismo em bom funcionamento”, explica Thalia Gutierrez, nutricionista clínica no Hospital São Cristóvão Saúde.  

Porém, essa é só uma das etapas do pré-treino: a especialista afirma que consumir alimentos ricos em proteínas auxilia no ganho de massa, além de serem importantes para a recuperação muscular. Dentre as fontes de proteína, a nutricionista indica: carne vermelha, frango, peixe, ovos, leite e derivados. Caso suas necessidades não sejam atingidas apenas com os alimentos, os suplementos são uma opção, mas com ressalvas: “É importante destacar que os suplementos não são indicados para todos. É preciso de uma conduta profissional para inclui-los na dieta”, enfatiza a especialista.  

Após essas dicas, você deve estar se perguntando se é possível unir seu cafezinho com fontes de proteínas ou suplementação, para intensificar os ganhos. De acordo com Thalia, “a junção dos dois pode, sim, melhorar a performance, aumentando a energia durante o treino, a concentração para realizar os exercícios, retardando a fadiga, melhorando o aporte de nutrientes nos músculos, estimulando o gasto energético, ajudando na queima de gorduras e reforçando o sistema imune”, garante, sugerindo o consumo pelo menos 30 minutos antes da prática de atividades físicas. 

Contudo, como excessos podem ser prejudiciais, tomar café em demasia pode causar diversos problemas, como insônia crônica, taquicardia, alterações no sistema nervoso, hipertensão arterial e crises de ansiedade. “Já a proteína em excesso pode sobrecarregar os rins, ocasionar problemas no fígado, aumentar o risco de doenças cardiovasculares e acelerar possíveis doenças renais”, revela a especialista do São Cristóvão Saúde. 
Caso queira implementar em sua rotina essas mudanças, mas não sabe como começar, a nutricionista clínica recomenda um exemplo de pré-treino qualitativo:

•    Pão integral (carboidrato), ovos mexidos (proteína), castanhas (lipídios) e café com leite (termogênico + proteína).

Segundo Thalia, todos os macronutrientes são importantes para obter o resultado desejado, junto ao café, como termogênico, uma combinação perfeita para ganho de massa muscular, definição ou emagrecimento. Para efeitos bons e duradouros, programe-se para ter horas de sono adequadas e garanta uma boa hidratação. De acordo com recomendação do Ministério da Saúde, a ingestão de água deve ser de 2,5 litros ao dia. “É indispensável a consulta com um nutricionista para prescrever um plano alimentar individual, de acordo com suas necessidades”, finaliza. 

 Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde
Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde possui 10 Unidades de Negócio, que englobam: Hospital e Maternidade, Plano de Saúde, Centros Ambulatoriais, Centro Cardiológico, Centro Laboratorial (CLAV), Centro Endogástrico (CEGAV), Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP Dona Cica) e Filantropia. Referência em saúde, na cidade de São Paulo, a Instituição completou 110 anos em dezembro de 2021. O Grupo promove uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investindo em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o complexo hospitalar conta com 309 leitos, além de oito Centros Ambulatoriais, que realizam milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 160 mil vidas do Plano de Saúde e 18 mil vidas do Plano Odontológico.

 O Grupo São Cristóvão Saúde tem como Presidente/ CEO o Engº Valdir Pereira Ventura, responsável pelas Unidades de Negócio e, desde 2007, atuando à frente das decisões Institucionais. 
 
Informações para a imprensa: PR Consulting Americas 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.