28/07/2022 às 10h58min - Atualizada em 31/07/2022 às 00h01min

Brasil exporta tecnologia de EaD para África do Sul

Mais de 10 mil alunos da Província de Gauteng já experimentaram a tecnologia brasileira

SALA DA NOTÍCIA Redação
Reprodução Internet
Uma tecnologia brasileira de última geração atravessou o Atlântico e aportou nas escolas da África do Sul. Inspirado no modelo de ensino à distância da IP.TV School adotado no Estado do Amazonas, o projeto vai levar conhecimento a mais de 13 mil alunos de 15 a 18 anos em 440 unidades educacionais públicas da Província de Gauteng, considerada a mais importante do país sul-africano. Para facilitar a interatividade, as salas de aula estão equipadas com smartboards, câmeras e microfones; e conexão por internet terrestre (fibras e ADSL). É a primeira vez que uma plataforma multisserviços do segmento educacional do Brasil, que agrega transmissões de aula ao vivo com interatividade por meio de videoconferência e mensagens multimídia, vence uma concorrência em outro continente.

A estrutura conta com o estúdio da "Sci-Bono Discovery Center Project", patrocinado pela empresa Sci-Bono, localizado em Johannesburg, de onde partem as aulas on-line e as informações para os estudantes da Província de Gauteng. A empresa Rainmaker Logistics, parceira da IP.TV na África do Sul, foi selecionada para execução do projeto. A Rainmaker foi fundada em 2001, trazendo o conceito de logística integrada combinada com habilidades de gerenciamento de projetos para apoiar com sucesso a entrega de programas de grande escala do setor público e privado.

O modelo de estúdio centralizado em conexão direta com os alunos é o mesmo do sistema educacional à distância do Amazonas, que atende mais de 44 mil amazonenses em idade escolar dos Ensinos Fundamental e Médio. A experiência acadêmica desenvolvida no Brasil para tornar o ensino à distância mais ágil e seguro contribuiu para a escolha da plataforma de softwares IP.TV School pela Secretaria de Educação da Província de Gauteng.

Mais de 400 escolas beneficiadas

O contrato previsto para 440 escolas já chegou a 100 unidades educacionais, todas integradas ao estúdio da Sci-Bono Discovery Center em Johannesburg, garantindo em breve o atendimento a mais de 10 mil alunos do segmento equivalente ao Ensino Médio do Brasil (grades 11 and 12). O conteúdo está focado em Matemática, Matemática aplicada ao ensino técnico, Física e Ciência aplicada ao ensino técnico (Mathematics, Technical mathematics, Physical Science e Technical Science). O projeto capitaneado pela Sci-Bono (empresa sem fins lucrativos) é financiado integralmente pelo Gauteng Department of Education (Secretaria de Educação da Província de Gauteng).

O conceito da IP.TV School garante a oferta de todos os serviços da comunicação essenciais para interação entre professores e alunos de forma integrada. Essa interação acontece na ferramenta customizada especificamente para atender a estratégia pedagógica, otimizando a experiência dos usuários e possibilitando a adoção por grandes redes de ensino, como é o caso da que existe na Província de Gauteng. No Brasil, a plataforma de softwares IP.TV School está presente em vários estados brasileiros, como Amazonas, São Paulo e Rio de Janeiro, permitindo que o ensino chegue aos lugares mais remotos e distantes de cada estado.

Tecnologia brasileira

A tecnologia da IP.TV Schoool permite que mais de 10 mil salas de aula on-line, espalhadas por capitais e lugares remotos do Brasil, garantam o acesso ao ensino à distância, atendendo cerca de 9 milhões de alunos e 350 mil professores. O recurso tecnológico está presente, também, em dezenas de estúdios ao vivo.

A plataforma contém aplicativos IOS, Android e Windows, acesso por navegadores web e software para ser instalado em servidores. Como os aplicativos são comercializados na modalidade "white label", cada rede pública ou privada de educação nomeia o aplicativo.
 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.