30/07/2022 às 11h15min - Atualizada em 30/07/2022 às 12h20min

GPS ‘baratinho’ vendido no Brasil pode colocar a segurança dos motoristas em risco

Um dos piores aparelhos de GPS do mercado é vendido livremente no varejo nacional e possui seis brechas de segurança que podem ser exploradas por criminosos

Olhar Digital
https://olhardigital.com.br/2022/07/30/seguranca/gps-baratinho-vendido-no-brasil-pode-colocar-seguranca-dos-motoristas-em-risco/

Não há dúvidas de que as plataformas de navegação por GPS estão cada vez mais avançadas e precisas, vide o Google Maps, por exemplo, que vai oferecer rotas personalizadas para otimizar a eficiência dos carros elétricos. 

Ainda assim, é preciso ter cuidado ao investir em soluções muito baratas. Uma delas, considerada uma das piores do mercado, é vendida livremente no varejo nacional.    

Trata-se do MiCODUS MV720, um aparelho fabricado na China com pelo menos seis brechas de segurança descobertas em seu software que podem ser exploradas por cibercriminosos.

As falhas foram descobertas recentemente pela empresa de segurança cibernética BitSight e pela CISA (“Cybersecurity and Infrastructure Security Agency”).

Para piorar a situação, todas as unidades usam por padrão a mesma senha, que, se for quebrada, permite acessar os servidores da fabricante (a chinesa MiCODUS).

homem branco na frente de computador hackeando sistema

homem branco na frente de computador hackeando sistema

Imagem: husjur02/Shuterstock

Em um ataque bem-sucedido, um hacker consegue enviar comandos remotos ao dispositivo, coletar dados de localização e até obter as rotas de um veículo sem a permissão do motorista, afirma o Gizmodo. O que é ainda mais grave é a possibilidade de desarmar alarmes e desligar carros em movimento.

Veja também:

A BitSight alerta que pelo menos 1,5 milhão de MV720 estão ativados e em uso nos carros de 420 mil pessoas pelo mundo. O gadget é mais utilizado em países como México, Costa Rica e El Salvador, acrescenta a empresa.

Vendido na faixa de R$ 200 no e-commerce nacional e por preços ainda menores em sites como AliExpress, o valor costuma atrair a atenção do consumidor. No entanto, como diz o ditado, no fim o barato pode sair caro.

Por ora, a fabricante ainda não deu nenhum indicativo de quando pretende liberar uma atualização de segurança com correções.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post GPS ‘baratinho’ vendido no Brasil pode colocar a segurança dos motoristas em risco apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/07/30/seguranca/gps-baratinho-vendido-no-brasil-pode-colocar-seguranca-dos-motoristas-em-risco/

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.