28/07/2022 às 16h08min - Atualizada em 29/07/2022 às 00h00min

Autocuidado: a importância do check-up preventivo para diagnóstico e tratamento precoce de diversas doenças

Problemas no coração, câncer e outras condições podem ser evitadas ou tratadas de forma mais efetiva quando descobertas precocemente

SALA DA NOTÍCIA Thaiane Muniz
Consultas e exames preventivos são fundamentais para conservar o bem-estar, ajudando a identificar doenças e desequilíbrios no corpo, em especial aquelas que não dão sinais logo de início. Esse ponto é especialmente válido para quem tem histórico familiar de doenças, que podem significar uma predisposição a algum mal.
A maioria das doenças graves que afeta homens e mulheres, poderia ser identificada em um check-up rápido e simples. Grande parte dos resultados são encontrados em alterações em exames de rotina, que alertam e revelam que algo mais grave pode estar ocorrendo.
Abaixo, Dr. Renato de Oliveira, Ginecologista e Obstetra, e o Urologista Dr. Silvio Pires, especialistas da Criogênesis, listam os principais acompanhamentos que devem ser realizados de acordo com cada faixa etária e gênero. Confira:
Exames preventivos para a mulher
De acordo com Dr. Renato, ao completar 20 anos, ou após o início da atividade sexual, é preciso realizar os exames de colposcopia, papanicolau, ultrassonografia pélvica ou transvaginal e ultrassonografia de mamas. “Com 30 anos, além desses procedimentos citados anteriormente, é indicada a realização de estudos para avaliar a função tireoidiana TSH, T4 Livre, T3, ultrassonografia de tireoide”, diz.
A primeira mamografia deve ser realizada aos 35 anos, e anualmente após os 40. A partir dos 50, quando grande parte das mulheres inicia o período da menopausa, o foco deve ser nos ossos e no coração, com a realização de uma densitometria óssea. Dosagens hormonais e análise relacionados ao metabolismo do cálcio vão ajudar também no acompanhamento e prevenção da osteoporose.
Principais exames para o homem
Os check-ups de rotina para os homens devem ser feitos a partir dos 20 anos, anualmente ou conforme solicitação do médico que o acompanha, é o que enfatiza Dr. Silvio, urologista da Criogênesis. “É preciso realizar análises de sangue para medir os índices de glicose, triglicerídeos, colesterol, ácido úrico, creatina e hemograma completo. Entre 30 e 40 anos, os cuidados devem se intensificar. Isso porque é nessa faixa etária que as primeiras alterações começam a aparecer”, esclarece.
Já para homens acima dos 50 anos, o médico enfatiza que é necessário realizar exames anuais para detectar o câncer de próstata, pois é nesta fase que o risco da doença aumenta. “Ele também ajuda a diagnosticar doenças como câncer de reto ou intestino grosso, assim como nódulos benignos na região. Além disso, é necessário ficar alerta a problemas do fígado, hipertensão, colesterol e redução na produção de testosterona”, informa.
O médico reitera que o especialista ainda poderá pedir apurações específicas para observar outras condições do corpo, fazendo uma avaliação do estado da saúde do homem ou da mulher. “Para cada fase, o médico fará avaliações e pedirá exames característicos. Alguns podem ser feitos independentemente da idade, como taxas de colesterol, glicemia, triglicérides, hemograma, coleta de urina e fezes, que irão ajudarão a avaliar outros aspectos da saúde em geral”, finaliza.

Sobre a Criogênesis
A Criogênesis, que nasceu em São Paulo e possui mais de 19 anos de experiência com células-tronco, é membro institucional da AABB (Associação para o Avanço do Sangue e Bioterapias). A clínica é referência em serviços de coleta e criopreservação de células-tronco, medicina reprodutiva, gel de plaquetas e aférese, incluindo a diferenciada técnica de fotoférese extracorpórea. Sua missão é estimular o desenvolvimento da biotecnologia através de pesquisas, assegurando uma reserva celular para tratamento genético futuro. https://criogenesis.com.br/
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Envie sua sugestão de pauta pelo Whatsapp