28/07/2022 às 12h47min - Atualizada em 28/07/2022 às 20h40min

Pressão correta dos pneus: você também tem essa dúvida?

Entenda o que é necessário para descobrir a pressão correta dos pneus da sua frota — e como fazê-lo com mais eficiência.

SALA DA NOTÍCIA Vero Lettera Comunicação
Manter a pressão correta dos pneus é fundamental para uma viagem segura e sem imprevistos. 

Você já leu que é preciso calibrar os pneus a cada 7 dias? Isso é indicado porque a perda de pressão é algo natural. Estima-se que, em média, a cada mês, uma libra seja perdida. Mas, antes da calibragem, a aferição (verificação) da pressão deve ser feita toda semana, a fim de evitar erros, porque há fatores que aceleram a perda de ar. 

Dentre eles, furos e cortes na borracha, falhas de vedação ou problemas na válvula de enchimento. 

A aferição dos pneus semanal não é uma regra, você pode adaptar o período de acordo com o tipo de estrada a qual os veículos costumam rodar e o peso transportado. 

O importante é realizar o acompanhamento de pressão, pois ele torna-se essencial. 

Além de evitar os diversos problemas que podem acontecer pela calibragem inadequada dos pneus, como aquaplanagem, derrapagem, tombamento de veículo e estouro de pneus. 

Fora essas questões mais pontuais, também há o desgaste excessivo e/ou irregular da banda de rodagem, que pode ser uma consequência de não ter a pressão ideal. 

Então tudo bem, mas, afinal, como saber a pressão correta dos pneus? 

Luiz Felipe, sócio fundador e CTO noa Prolog App, esclarece essa dúvida de muitos: "Todos os fabricantes de pneu já indicam uma pressão mais adequada para cada modelo. Porém, para saber a pressão ideal de calibragem dos pneus da frota, você precisa realizar o monitoramento dela: toda semana, use um aferidor, eletrônico ou manual, para ver a pressão que está no momento. Simultaneamente, você precisa analisar o nível de desgaste dos pneus através da profundidade dos sulcos.”. 

Inclusive, muitas empresas usam a tabela de controle de profundidade dos sulcos para fazer o acompanhamento. Nela, é identificado qual é o desgaste esperado para certa quantidade de quilômetros rodados. Assim, quando um pneu sai desse padrão, os ajustes de pressão de rodagem são realizados. 

Observando o tipo de desgaste, você consegue saber se precisa aumentar ou diminuir. Mas, caso não consiga identificar, vale realizar alguns testes e ir anotando todos os dados para criar a sua base de conhecimento da frota! 


Serviço:
Prolog App
Luiz Felipe 
Sócio fundador e CTO na Prolog App
LinkedIn: Prolog App | Gestão de Pneus
Serviços e consultoria de TI
 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.