27/07/2022 às 21h02min - Atualizada em 28/07/2022 às 04h02min

Marielle Franco ganha estátua no centro do Rio de Janeiro

Homenagem é feita no dia em que a vereadora, morta em 2018, completaria 43 anos. Monumento fica onde ela costumava se reunir com eleitores para prestar conta do mandato.

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-07/marielle-franco-ganha-estatua-no-centro-do-rio-de-janeiro

A vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, ganhou uma estátua em sua homenagem, no centro do Rio de Janeiro, no local onde ela costumava se reunir com seus eleitores para prestar conta do mandato. A inauguração foi nesta quarta-feira (27), aniversário da parlamentar, que estaria completando 43 anos de idade.



Compareceram diversos políticos, admiradores e eleitores de Marielle, além de sua família. A Praça Mário Lago, popularmente conhecida como Buraco do Lume, ficou lotada. Todos queriam tirar uma foto ao lado da estátua, construída em bronze, em tamanho natural, com 1,75 metro, mostrando Marielle com o punho esquerdo erguido, esculpida pelo artista plástico Edgar Duvivier.




“É um dia de alegria. É o dia em que minha filha veio ao mundo. Marielle era festeira, via muito o lado do outro. Este lugar é um marco na vida dela. Toda sexta-feira ela estava aqui, em cima de um caixote, prestando conta de seu mandato. A história ainda não acabou, pois nós ainda não temos o mandante [do assassinato]. Mas a gente vai chegar neles”, disse Marinete Silva, mãe de Marielle.




O assassinato da parlamentar, uma emboscada na noite do dia 14 de março de 2018, quando ia para casa, após uma atividade política, foi lembrado por sua irmã, Anielle Franco, que ressaltou a luta da família por justiça.




“Hoje é um momento de celebração, que fortalece a luta incansável que a gente tem vivido, nesses quase cinco anos. A memória da Marielle é um pedacinho mais próximo da gente e esperamos ter dias melhores. Foi um grande passo a gente ter conseguido esta liberação [para colocação da estátua], trazê-la para cá, de punho cerrado, mas com um sorriso no rosto”, disse Anielle.




Investigações



Após quatro anos e meio de investigações, a polícia prendeu apenas os dois supostos executores da parlamentar, o sargento da Polícia Militar reformado Ronnie Lessa e o ex-PM Élcio de Queiroz, presos em presídio federal, aguardando o julgamento pelo crime. Porém, até o momento, não apareceu nas investigações se houve um mandante do assassinato. Marielle foi assessora do então deputado estadual Marcelo Freixo, na CPI das Milícias, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), em 2008. O relatório final pediu o indiciamento de 225 políticos, policiais, agentes penitenciários, bombeiros e civis, levando diversas pessoas à cadeia.




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-07/marielle-franco-ganha-estatua-no-centro-do-rio-de-janeiro

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.