27/07/2022 às 17h10min - Atualizada em 28/07/2022 às 00h01min

Escolas buscam melhorar a qualidade de vida de alunos e apostam em uma alimentação equilibrada

Nutricionistas compartilham receitas para você reproduzir em casa para a família toda!

SALA DA NOTÍCIA Adriana Hercowitz
Divulgação
No passado, era normal ouvir que criança gordinha, era criança saudável. Porém, com a informação sendo cada vez mais acessível, isso caiu por terra. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), temos mais de 380 milhões de crianças e adolescentes obesos no mundo. E o pior, esse número continua crescendo. Por conta disso, a OMS tem pedido para que os governantes busquem ações para reverter esse quadro que afeta diretamente na saúde mundial. Crianças com obesidade podem desenvolver diversas doenças, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e diversas formas de câncer.
Tendo maior consciência dos danos causados pelo excesso de peso, pais têm adotado uma alimentação mais saudável para seus filhos, evitando doces, gorduras e sódio. Estudos mostram que o paladar do ser humano é desenvolvido nos primeiros dois anos de vida, e com essa informação nas mãos, é entendido a importância de buscar uma alimentação mais natural possível para os pequenos nos primeiros anos. Pensando nisso, os colégios têm feito ações para estimular crianças e jovens a ter uma alimentação saudável.
Nas cantinas das escolas o movimento também acontece, como é o caso do Colégio Itamarati, localizado em Ribeirão Preto. A instituição conta com a parceria da cantina e o responsável pela alimentação oferecida por eles, Caio, ressalta a importância dessa união colégio-casa: “Sabemos que a idade escolar é uma fase também de muito aprendizado, inclusive alimentar. Como parceiros da escola, temos um papel importante na criação e manutenção de bons hábitos, pois sabemos o quanto isso poderá influenciar nas escolhas alimentares dos alunos ao longo de suas vidas”. O profissional destaca os alimentos escolhidos:
“Servimos somente salgados assados, temos opções de snacks saudáveis como chips de mandioquinha e batata doce. Além disso, diariamente temos salada de frutas, frutas secas, sanduíches e sucos naturais. Para o almoço, servimos refeições equilibradas, com saladas, arroz, feijão, refogado, duas proteínas e um acompanhamento”, lista Caio que destaca a refeição preferida dos alunos: “Os pequenos gostam muito da nossa almôndega caseira feita com ingredientes saudáveis e molho de tomate artesanal”.
Indo para o litoral, em Santos, temos o Colégio Novo Tempo, referência na educação local e que enxerga no lúdico, o principal ponto para ajudar para que crianças não recusem os alimentos. “O lúdico, a persistência, e usar estratégias, como o contato com o alimento em si, realizando receitas em sala, deixando o momento mais leve, ajudam na recusa alimentar”, diz a nutricionista da escola, Juliana, que aconselha ofertar os alimentos de forma variada: “Um alimento tem diversas maneiras para se apresentar a uma criança, as vezes ela não curte uma cenoura crua ralada, mas adora ela cozida e refogada”.
Pensando nesse final de férias e em como incentivar crianças e a família toda a manter uma alimentação saudável e deliciosa, os colégios dividem algumas receitas que fazem sucesso entre os alunos!

Confira as receitas!
Almôndega Saudável do Colégio Itamarati
Ingredientes:
1 Kg de patinho moído
2 ovos inteiros
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de farinha de rosca
2 cebolas
10 gramas de sal
Salsa e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:
Junte a carne moída com as cebolas raladas. Adicione os ovos, as farinhas, a salsa, a pimenta e o sal. Confira o tempero.
Faça bolinhas de aproximadamente 30 gramas. Passe óleo sobre as almôndegas.
Asse em assadeiras forradas com papel alumínio untadas com óleo por 20 minutos, a 180°C, ou até que fiquem douradas.
Também pode fazer em fritadeiras elétricas sem óleo.

Molho de Tomates Caseiro
Ingredientes:
1,5 KG de tomates maduros
15 gramas de sal
2 colheres de sopa de azeite
2 cebolas
3 dentes de alho fresco
1 cenoura
Orégano a gosto
Modo de Preparo:
Lave e parta os tomates ao meio. Descasque as cenouras e pique grosseiramente.
Cozinhe por 30 minutos ou até que estejam macios. Bata no liquidificador e peneire para tirar as sementes.
Refogue a cebola ralada e o alho amassado no azeite. Adicione o orégano e deixe apurar por pelo menos 2 horas.
Você pode guardar o molho em potes de vidros e congelar por até 3 meses.
Montagem do prato:
Coloque as almôndegas assadas em uma travessa, adicione o molho de tomates e moçarela e leve para gratinar. Sirva com saladas, legumes assados e arroz integral.

Cookie Integral de Chocolate do Colégio Novo Tempo
Ingredientes:
1 ovo
1/4 xícara de açúcar mascavo ou demerara
2 colheres de sopa de mel
1/2 xícara de manteiga derretida
1 xícara de aveia em flocos finos
1 xícara de farinha de trigo integral
2 colheres de sopa de cacau em pó 100%
1 colher de chá de fermento químico

Modo de Preparo:
Bater no liquidificador o ovo, açúcar e manteiga. Despeje a mistura em um recipiente e misturar os secos. Mexa bem.
Acrescente mais farinha de trigo integral ou aveia em flocos finos até dar ponto de não grudar na mão.
Molde no formato desejado e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 10 a 12 minutos para ter um cookie fofinho.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Envie sua sugestão de pauta pelo Whatsapp