27/07/2022 às 11h57min - Atualizada em 27/07/2022 às 12h01min

A odontologia no Esporte

Entenda a importância do dentista na vida de um atleta

SALA DA NOTÍCIA Vero Lettera Comunicação

O tratamento odontológico do atleta deve ser diferenciado e seguir protocolos específicos. Problemas de saúde na cavidade oral, independentemente do esporte, podem interferir no desempenho e na eficiência das atividades. Nesse cenário, a Odontologia do Esporte possui papel fundamental. O atendimento preventivo é um diferencial e pode influenciar no desempenho dos profissionais

A saúde bucal afeta o rendimento do atleta e a área de atuação do Cirurgião-Dentista dentro do esporte é muito ampla. Por exemplo, um atleta que apresenta desempenho esportivo em alto rendimento necessita de um sistema mastigatório também eficiente.

A falta de processamento mecânico e químico durante a mastigação pode levá-lo a absorção desses nutrientes de modo inadequado. O mau posicionamento dental, a ausência de elementos ou a má adaptação oclusal das reabilitações pode ocasionar estresses musculares que refletem nos músculos cervicais ou, até mesmo, nos membros superiores.

Sem esquecer que as alterações por infecções levam a uma perda de rendimento muito significativa e, nesse contexto, o Cirurgião-Dentista dedicado à Odontologia do Esporte pode auxiliar e muito.

Raquel e Rebeca Rittler, dentistas já formadas, comentam "A cárie e a doença periodontal, por exemplo, podem ter uma repercussão ainda mais negativa se considerarmos um atleta profissional. Infecções de origem dentária podem levar ao impedimento do atleta de participar de jogos ou competições. Se considerarmos o alto nível de preparação destes atletas, o simples afastamento dos treinamentos por alguns dias pode interferir em seu desempenho durante a competição".

A infecção é uma das preocupações da área, já que pode prejudicar os atletas, disseminando as bactérias e suas toxinas pela corrente sanguínea. As bactérias presentes na cavidade bucal têm facilidade em se proliferar e, quando há infecções, podem comprometer, além da saúde dos dentes, órgãos vitais e articulações como joelho, tornozelo, cotovelo e ombro. As toxinas dessas bactérias podem se alojar em outras áreas mais debilitadas do corpo humano, dificultando, por exemplo, a recuperação de lesões e cirurgias, além de agravar problemas cardíacos.

Serviço: Efficience Odontologia Franquia Mato Grosso
Dentista Raquel Ritter (66)99684-0182 
Dentista Rebeca Ritter (66)99953-4388 
efficienceodonto.com.br  
efficienteodonto.scaff  
efficienceodonto.franquia

Serviço: Efficience Odontologia
Fernando Scaff
Consultor Técnico 
(43) 9 9978-8838 / (43) 3028–3090
efficienceodonto.com.br
efficienteodonto.scaff
efficienceodonto.franquia
Avenida Senador Souza Naves, 612 Sala 11 Londrina PR.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Envie sua sugestão de pauta pelo Whatsapp