26/07/2022 às 18h39min - Atualizada em 27/07/2022 às 00h01min

Imagens de satélite mostram maior incêndio florestal do ano na Califórnia

O verão no hemisfério norte não está sendo leve esse ano. Além da Europa e dos EUA baterem recordes de temperatura, um intenso incêndio

Olhar Digital
https://olhardigital.com.br/2022/07/26/ciencia-e-espaco/imagens-de-satelite-mostram-maior-incendio-florestal-do-ano-na-california/

O verão no hemisfério norte não está sendo leve esse ano. Além da Europa e dos Estados Unidos baterem recordes de temperatura, um intenso incêndio florestal atinge a Califórnia e já provocou a retirada de milhares de pessoas. Imagens de satélite registraram o estrago que devorou mais de 65 quilômetros quadrados de área só nos primeiros dias.

Os registros foram feitos pelos satélites Landsat, da NASA, dedicados à observação de recursos naturais da Terra e mostram o Parque Nacional de Yosemite sendo atingido pelo fogo que começou no dia 2 de julho. Outros satélites como o GOES-17, operado pela Administração Nacional Oceânica e Sentimosférica, também mostraram o evento.

Fires Near Yosemite

Fires Near Yosemite

(Imagem: NASA)

Incêndio na Califórnia 

De acordo com a Agência France Press, mais de 2,5 mil bombeiros trabalham no combate ao fogo. O vento ajudou a alastrar as chamas, mesmo não sendo tão intenso, e moradores são removidos de suas casas na medida que o fogo avança. A seca, tradicional no estado, dificulta o trabalho das autoridades de tentar conter as chamas.

(Imagem: Copernicus/Sentinel Hub/Pierre Markuse)

Leia mais:

O “Oak Fire”, como foi batizado, é o maior incêndio florestal deste ano na Califórnia. “Os ventos são bastante fracos e típicos para esta época do ano, mas o Oak Fire ainda conseguiu do controle devido à extrema secura da vegetação bastante a longo prazo e às condições quentes no prazo”, disse a NASA sobre as fotos. 

(Imagem: NOAA)

“Está secando muito além dos níveis historicamente observados e aumentando muito a inflamabilidade de paisagens inteiras. Isso leva a incêndios mais graves que tendem a queimar mais quente, se espalham mais rapidamente e causam mais danos do que os incêndios de menor intensidade”, completou.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Imagens de satélite mostram maior incêndio florestal do ano na Califórnia apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/07/26/ciencia-e-espaco/imagens-de-satelite-mostram-maior-incendio-florestal-do-ano-na-california/

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.