26/07/2022 às 17h07min - Atualizada em 27/07/2022 às 00h00min

Educação com múltiplos talentos

O professor, ensaísta e cantor gospel Igor Carrera detalha seus objetivos e éticas profissionais na busca por uma educação transformadora

SALA DA NOTÍCIA Redação

Educação com múltiplos talentos

O professor, ensaísta e cantor gospel Igor Carrera detalha seus objetivos e éticas profissionais na busca por uma educação transformadora  

É bem conhecido o fato de que a estrada para um educador no Brasil não é fácil. Ainda amargurando lugares vergonhosos nos índices mundiais de educação, as tribulações que acompanham o setor dizem respeito ao futuro de gerações. Uma responsabilidade que cai nas costas de professores que ficam no olho do furacão. Entretanto, muitos educadores têm encarado o desafio com cabeça erguida. Caso de Igor Carrera, que atualiza a tradição da pedagogia progressista brasileira para o século XXI.

A princípio, Igor tem um perfil bem coerente com um profissional da área. É pedagogo com especialização na Moderna Educação pela PUC-RS e cursa mestrado em educação na Universidade Europeia Del Atlântico. Mas também tem se realizado como artista, sendo o autor já de duas peças teatrais. Porém o mais surpreendente é que também tem investido em uma nova carreira como cantor gospel. “Estudo canto lírico e piano, pois estou também fazendo carreira na música gospel e no próximo ano concluo a minha terceira graduação em jornalismo”, detalha Carrera sobre seus projetos complementares.

Apesar de parecerem esforços separados, tanto a carreira educacional quanto a artística de Carrera tem como missão o fortalecimento do papel libertador da pedagogia. Acredita numa educação “onde o aluno tenha voz e o professor não seja o único detentor sozinho do conhecimento, mas que possa oportunizar o aluno a construir conhecimento de uma forma mais crítica e político social”, esclarece Carrera. Assim, atualiza os preceitos de Paulo Freire, que o inspira, com o objetivo de levar a uma pedagogia de cunho progressista e autonomista.

Atuando como professor da rede municipal do Rio de Janeiro, Carrera também menciona Piaget, Montessori e Ana Mae Barbosa como seus inspiradores na atividade de docência.

 

 


 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.