26/07/2022 às 11h36min - Atualizada em 26/07/2022 às 12h01min

Nova Carteira de Identidade Nacional começa a ser emitida nesta terça

O estado do Rio Grande do Sul começa a emitir a nova carteira de identidade (CIN) que possuirá apenas o CPF como registro geral e único.

Olhar Digital
https://olhardigital.com.br/2022/07/26/pro/rio-grande-do-sul-comeca-emitir-nova-carteira-de-identidade-nacional/

Nesta terça-feira (26), o estado do Rio Grande do Sul começa a emitir a nova carteira de identidade (CIN). O documento possui apenas o CPF como registro geral e único para todos os brasileiros em qualquer lugar do país.

Posteriormente, outros estados irão adotar esse novo meio de identidade também, como o Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas e Paraná. Vale ressaltar que ainda não há previsão para os demais Estados brasileiros.

Leia mais:

A nova identidade também terá um design atualizado, que virá com um QR Code e poderá ser lido por aparelhos apropriados, como smartphones, e possibilitará a validação eletrônica de sua autenticidade. Será possível, até mesmo, saber se o documento foi roubado, extraviado ou algo parecido.

Outro ponto importante é que essa nova identidade poderá servir como um documento de viagem, pois foi acrescentado o MRZ, um código de padrão internacional usado em passaportes. Porém, a CIN só valerá em países do Mercosul, como: Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Equador, Colômbia, Bolívia, Chile e Venezuela. Para outros lugares, continuará sendo obrigatório o uso do passaporte.

Nova carteira de identidade

Nova carteira de identidade

Reprodução: Governo Federal

O novo Registro Geral (RG) será válido por dez anos para pessoas com até 60 anos de idade. E para os maiores de 60 anos, o RG antigo continuará valendo por tempo indeterminado.

“Neste primeiro momento, somente serão emitidas as novas identidades para cidadãos que estiverem com as informações no CPF de acordo com suas certidões atualizadas. Pessoas que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento a distância da Receita Federal para resolver a situação. No futuro, os próprios órgãos de identificação civil farão novas inscrições e atualizações no CPF”, comentou o Ministério da Economia.

Via: Agência Brasil

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Nova Carteira de Identidade Nacional começa a ser emitida nesta terça apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/07/26/pro/rio-grande-do-sul-comeca-emitir-nova-carteira-de-identidade-nacional/

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.