25/07/2022 às 18h24min - Atualizada em 26/07/2022 às 00h01min

Lua chega ao apogeu e entra em conjunção com Vênus nesta terça-feira (26); saiba como observar

Nesta terça-feira (26), a Lua entra em conjunção com Vênus e, minutos depois, alcança o ponto mais distante da Terra, chamado apogeu

Olhar Digital
https://olhardigital.com.br/2022/07/25/ciencia-e-espaco/lua-chega-ao-apogeu-e-entra-em-conjuncao-com-venus-nesta-terca-feira-26-saiba-como-observar/

Se você é uma daquelas pessoas apaixonadas pelos fenômenos astronômicos, a madrugada desta terça-feira (26) promete um espetáculo digno de ser contemplado e fotografado. Neste dia, a Lua, na fase minguante, e o nosso vizinho Vênus estarão em conjunção, ou seja, estarão aparecendo muito próximos no céu.

Imagem do céu noturno desta terça-feira (26), no momento em que a dupla Lua e Vênus começa sua ascensão. Imagem: Stellarium

No Brasil, a conjunção será visível a partir das 05h02 (pelo horário de Brasília), atingindo uma altitude de 16° acima do horizonte a nordeste, na constelação de Gêmeos, antes de desaparecer de vista quando o amanhecer se romper, por volta das 06h21.

Vênus é o segundo planeta mais próximo do Sol e um dos mais destacados do céu noturno devido ao seu brilho intenso (que só é superado justamente pelo nosso Astro Rei e pela própria Lua).

O diagrama acima mostra que a Lua e o planeta Vênus estarão em conjunção na constelação de Gêmeos nesta terça-feira (26). Imagem: In-The-Sky.org

Leia mais:

Outra informação importante em relação ao nosso satélite natural é que ele atingirá o ponto mais distante da Terra neste mesmo dia, precisamente às 7h21, aparecendo um pouco menor no céu do que o normal. A distância da Lua em relação à Terra varia porque sua órbita não é perfeitamente circular – é ligeiramente em forma oval, traçando um caminho conhecido por elipse.

À medida que a Lua atravessa esse caminho elíptico ao redor da Terra a cada mês, sua distância varia 14%, entre 356.500 km no perigeu (aproximação máxima do nosso planeta) e 406.700 km no apogeu (ponto mais distante).

Seu tamanho angular também varia pelo mesmo fator, e seu brilho também se altera, embora isso seja difícil de detectar na prática, já que as fases da Lua estão mudando ao mesmo tempo.

Atualmente, ela está em sua “turnê mensal” pelos planetas (considerando, é claro, a nossa perspectiva visual da Terra). Já tendo passado por Saturno, Marte e Urano, depois de Vênus será a vez de se aproximar de Mercúrio, na sexta-feira (29).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Lua chega ao apogeu e entra em conjunção com Vênus nesta terça-feira (26); saiba como observar apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/07/25/ciencia-e-espaco/lua-chega-ao-apogeu-e-entra-em-conjuncao-com-venus-nesta-terca-feira-26-saiba-como-observar/

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.