22/07/2022 às 12h21min - Atualizada em 24/07/2022 às 00h01min

Exame de paternidade anônimo: entenda os benefícios para os envolvidos

DNA Consult inova mercado ao promover teste com 99,99% de precisão e realizado via autocoleta, evitando possível constrangimento com ida presencial aos laboratórios

SALA DA NOTÍCIA Wesley Henrique Colpani

Um levantamento feito pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) mostrou que quase 54 mil crianças nascidas em 2021 não tiveram o pai reconhecido na certidão de nascimento. Pensando em contribuir para baixar esse índice, que vem crescendo anualmente no Brasil, a DNA Consult, empresa de saúde inovadora e pioneira na sua área, desenvolveu um exame de paternidade anônimo, que se diferencia no mercado ao garantir privacidade, confidencialidade e praticidade aos envolvidos.

“Queríamos fornecer testes seguros para sanar dúvidas de paternidade/maternidade sem gerar possíveis constrangimentos e angústias em ter que ir ao laboratório coletar amostras presencialmente”, explica Euclides Matheucci, especialista com mais de 26 anos de experiência em projetos de P&D de produtos e serviços de inovação em biotecnologia, como: Genômica, Medicina Personalizada, Diagnóstico Molecular, NGS, Biotecnologia Forense, Identificação/Paternidade, e Análise de DNA.

Seguindo padrões internacionais exigidos, por exemplo, pelo FBI (Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos), o teste apresenta uma precisão de 99,99% de confiabilidade em seus resultados.

Além da segurança da apuração, o exame oferecido pela DNA Consult se destaca dos demais existentes no mercado por ser totalmente anônimo, já que não há  necessidade de  informar o nome dos pacientes, podendo ser feito a partir de uma coleta própria dos envolvidos, dispensando a angustiante necessidade de comparecer aos laboratórios para o recolhimento de materiais biológicos, priorizando assim a confidencialidade e a privacidade dos integrantes.

“O exame de paternidade anônima se destaca por ser simples, prático, indolor, seguro, além, é claro, do seu altíssimo nível de confiabilidade. No entanto, é preciso deixar claro que o teste não possui valor judicial, uma vez que a coleta é feita pelo próprio indivíduo, sendo assim não é possível atestar a autenticidade das amostras enviadas ao laboratório”, ressalta Euclides Matheucci, que também é Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pesquisador acadêmico em Bioquímica e Biotecnologia.

Disponível no mercado desde novembro de 2021, o teste atualmente possui um valor de R$ 399,00.

Praticidade e segurança
O exame de paternidade anônimo também se destaca pela simplicidade e capacidade de atuar em todo o território nacional, além de poder ser feito a partir do primeiro mês de vida do bebê. A coleta é simples e prática, podendo ser feita por meio de swab bucal e em casa, sem a necessidade de ir a um laboratório. O passo a passo do processo é explicado na própria caixa do kit que o cliente recebe em sua residência.

“O exame proporciona que qualquer pessoa em território nacional possa adquirir o teste e toda facilidade com  o swab bucal, que não é nada mais é que um cotonete estéril desenvolvido especialmente para coletar células da mucosa bucal”, detalha Matheucci.

Para realizar a coleta, o cotonete deve ser esfregado levemente na região interna das bochechas com movimentos circulares para cobrir toda a região, em ambos os lados. Após a coleta, o swab é armazenado em um tubo contendo uma solução conservante, e pode ser armazenado em temperatura ambiente por até 30 dias.

Sobre a DNA Consult
A DNA Consult é uma empresa de biotecnologia que trabalha com genética molecular, criada em 1996 na cidade de São Carlos-SP. A partir de resultados das análises genéticas oferecidas, é possível identificar a condição clínica do paciente e oferecer tratamentos específicos, além de contribuir para a prevenção de doenças. Para atuar, a empresa possui todas as certificações e habilitações da ANVISA, Vigilância Sanitária, Instituto Adolfo Lutz, acreditações DICQ (Sistema Nacional de Acreditação), PNCQ (Programa Nacional de Controle de Qualidade) e Controllab.

Mais informações em www.dnaconsult.com.br



 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.