22/07/2022 às 16h15min - Atualizada em 23/07/2022 às 00h00min

Clima frio pode irritar os dentes? Especialista explica

Dra. Kátia Blume dá dicas para manter a saúde bucal no inverno

SALA DA NOTÍCIA Márcia Stival Assessoria
Márcia Stival Assessoria
Reprodução internet
Com clima frio e seco, a saúde bucal pode sim ser prejudicada durante o inverno, em alguns casos. A Dra. Kátia Blume, cirurgiã dentista, especialista em odontologia estética e em próteses, com ênfase em lentes de contato, explica o porquê de isso ocorrer:

“Quem já sofre com sensibilidade nos dentes sabe que as épocas de temperaturas mais baixas podem potencializar esses efeitos. Essa sensibilidade é causada por diversos fatores, inclusive por má escovação.”

No inverno, sabemos que é comum ficar com a boca e os lábios ressecados.  Kátia confirma que, quem não tem sensibilidade nos dentes, pode desenvolver, além disso, podem surgir feridas e aftas nessa estação. A especialista diz também que o uso de escovas de cerdas duras, ou usar muita força na escovação, podem causar desgaste no esmalte do dente e retração na gengiva.

Uma sequência de fatores relacionados à rotina em dias frios pode acarretar esses problemas, mas alguns hábitos podem prevenir ou tratar essas dores e incômodos típicos da estação. A cirurgiã dentista, reforça a importância de costumes que ajudam a evitar tal situação:

“Nas épocas de mais frio é importante mantermos a ingestão de água, uma dieta equilibrada para que nossa pele e lábios se mantenham hidratados.”

Segundo a especialista, um dos tratamentos que ajudam a diminuir a sensibilidade dos dentes, é a utilização do creme dental específico para esse problema. “Após uma avaliação com o dentista, o melhor creme dental será indicado para garantir um bom resultado na queda dos níveis de sensibilidade. Além disso, também podem ser indicados aplicação de flúor no consultório odontológico, aplicação de laser local e de verniz de flúor.” – finaliza.



A especialista Dra. Kátia é cirurgiã dentista especialista em odontologia estética – lentes de contato em resina. Formada em Odontologia no ano de 2008 pela ULBRA - Universidade Luterana do Brasil, especializada em próteses com ênfase em lentes de contato. Com atualizações em: Harmonização Facial Avançada (Dentalshop), Facetas Estéticas de Lentes de Contato (IEAPOM) e em Implantes e harmonização. Ela também é idealizadora do curso “Ao Inimaginável”, onde ensina os colegas dentistas a terem sucesso na profissão.
 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.