21/07/2022 às 18h21min - Atualizada em 22/07/2022 às 00h04min

Facebook: com foco nos vídeos, guia News e Bulletin perdem importância

O Facebook completou 18 anos em 2022 e está preocupado com a audiência e decide tirar duas funções da plataforma

Olhar Digital
https://olhardigital.com.br/2022/07/21/internet-e-redes-sociais/facebook-com-foco-nos-videos-guia-news-e-bulletin-perdem-importancia/

O Facebook completou apenas 18 anos em 2022, mas já passa por uma crise de meia-idade antecipada. O número de usuários da plataforma está caindo aos poucos e o TikTok está se alimentando da sua audiência, a geração Z.

Em resposta a essa situação, a empresa está tentando alavancar mais os conteúdos em vídeo para a timeline dos usuários, e no momento está desviando recursos de produtos mais concentrados em texto, como por exemplo sua aba News e a plataforma de boletim informativo Bulletin.

Leia mais:

Como foi descrito ao The Wall Street Journal, executivo do Facebook, Campbell Brown, contou para os funcionários da empresa sobre as recentes mudanças de prioridades através de um memorando. Campbell falou que as equipes do Meta, de engenharia e de produtos, passariam menos tempo no futuro, navegando pelo News e pelo Bulletin porque quer “aumentar o foco na construção de uma economia mais robusta”.

Esta mudança proposta pelo aplicativo foi confirmada ao The Verge por um porta-voz da Meta. O funcionário comunicou ao WSJ que a empresa está avaliando regularmente onde alocar os recursos, e que as equipes “continuam comprometidas com o sucesso dos criadores de conteúdo, e estão fazendo ainda mais para garantir que encontrem públicos no Facebook e crescer comunidades engajadas”.

Em 2019, o Facebook inaugurou o News para organizações pagantes como o The New York Times e o Washington Post pudessem agregar com seus conteúdos. Esta aba combinou histórias selecionadas por pessoas com recomendações algorítmicas, enquanto os negócios com as mídias de notícias valiam milhões de dólares.

Imagem-conceito para nota sobre conteúdo político no Facebook

Imagem-conceito para nota sobre conteúdo político no Facebook

Diego Thomazini/Shutterstock

Foi noticiado que o Facebook não está mais disposto a renovar esses contratos, por mais que a empresa ainda não tenha publicado nenhuma nota oficial a respeito.

O Facebook Bulletin que foi lançado em 2021 para ser o rival do Subtack, atraiu grandes nomes para o lançamento, como por exemplo Malcolm Gladwell, autor best-seller britânico. Porém, o produto em si parece não ter cumprido o seu papel em continuar sendo sucesso entre os usuários. O Facebook destacou que, ao invés do sucesso, seu desenvolvimento foi lento, mas foi “significativo”.

Em um post de blog em 2021, uma das estatísticas difíceis que a empresa propôs no tamanho do Bulletin, foi que “metade dos criadores do Bulletin tinha mais 1.000 assinantes de e-mail gratuito, com muitos tendo mais de 5.000 ou até 10.000”; o que não era muito levando em conta o tamanho exorbitante do Facebook.

O The Verge em junho, informou sobre as mudanças que a plataforma estava planejando fazer, que era transformar os Feeds dos usuários em TikTok-lite. Dessa forma, era possível centralizar o conteúdo em vídeo dos criadores, em vez de atualizações dos amigos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Facebook: com foco nos vídeos, guia News e Bulletin perdem importância apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/07/21/internet-e-redes-sociais/facebook-com-foco-nos-videos-guia-news-e-bulletin-perdem-importancia/

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.