21/07/2022 às 19h25min - Atualizada em 22/07/2022 às 00h04min

Observatório brasileiro descobre mais um asteroide próximo à Terra

O Observatório SONEAR, de Oliveira, MG, descobriu na última quarta-feira (20) um asteroide que havia passado a cerca de 755 mil km da Terra

Olhar Digital
https://olhardigital.com.br/2022/07/21/colunistas/observatorio-brasileiro-descobre-mais-um-asteroide-proximo-a-terra/

O Observatório SONEAR, de Oliveira, MG, descobriu na última quarta-feira (20) um asteroide que havia passado a cerca de 755 mil km da Terra no dia anterior, 19 de julho. O asteroide, chamado provisoriamente de 2022 OD, foi classificado como NEO, sigla em inglês para Objeto Próximo à Terra, mas não oferece risco ao nosso planeta, ao menos por enquanto.

Leia mais:

O 2022 OD é o 38º NEO descoberto pelo SONEAR e, de acordo com sua órbita, ele pode ser classificado como “Apollo”. Os NEOs do tipo Apollo recebem este nome pois suas órbitas são similares à do asteroide (1862) Apollo, que em sua trajetória ao redor do Sol, cruzam a órbita da Terra. Em sua maior aproximação, o 2022 OD passa a apenas 556 mil km da órbita terrestre, o que é muito próximo, mas uma distância mais do que segura.

Asteroide 2022 OD

Asteroide 2022 OD

Asteroide 2022 OD – Reprodução: ssd.jpl.nasa.gov

O tamanho do asteroide, estimado em função do brilho com que foi detectado, é algo entre 22 e 50 metros. Grande o suficiente para causar algum estrago caso atingisse nosso planeta, mas não tanto para ser considerado um asteroide potencialmente perigoso (PHA).

O SONEAR, que realizou as primeiras observações do 2022 OD é um observatório amador mantido com investimentos dos astrônomos Cristóvão Jacques, Eduardo Pimentel e João Ribeiro de Barros, sócios e operadores do observatório. Este ano, o SONEAR foi contemplado com o prêmio Prêmio Shoemaker NEO 2021 em reconhecimento aos seus esforços para encontrar, rastrear e caracterizar asteroides próximos à Terra.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Observatório brasileiro descobre mais um asteroide próximo à Terra apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/07/21/colunistas/observatorio-brasileiro-descobre-mais-um-asteroide-proximo-a-terra/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Envie sua sugestão de pauta pelo Whatsapp