21/07/2022 às 17h11min - Atualizada em 22/07/2022 às 00h03min

Parlamentares aprovam lei geral e plano nacional para o esporte

Câmara também amplia direitos para atletas em formação e recursos para projetos desportivos e paradesportivos

Política
https://www.camara.leg.br/noticias/899065-parlamentares-aprovam-lei-geral-e-plano-nacional-para-o-esporte/
Renato Alves/Agência Brasília
Esporte - geral - escolinha de esporte - Crianças e adolescentes na escola poderão se matricular em modalidades oferecidas pelo Sesi de Taguatinga no período de contraturno

Esporte - geral - escolinha de esporte - Crianças e adolescentes na escola poderão se matricular em modalidades oferecidas pelo Sesi de Taguatinga no período de contraturno

Projeto aprovado estabelece um mínimo de três aulas de educação física por semana

Várias leis foram consolidadas em um único diploma legal com a aprovação do Projeto de Lei 1153/19 pela Câmara dos Deputados. Devido às mudanças no substitutivo do deputado Felipe Carreras (PSB-PE), o texto, do Senado, volta àquela Casa para nova votação.

A chamada Lei Geral do Esporte realiza mudanças também na distribuição da arrecadação de loterias de prognósticos (Mega-Sena, Quina e semelhantes). Do total que cabe ao órgão responsável pelo Esporte (atualmente, a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania), o texto retira 1,13 ponto percentual para direcionar recursos às secretarias estaduais de Esporte, proporcionalmente às apostas feitas em seu território, para aplicação em modalidades olímpicas e paralímpicas de jogos escolares.

As secretarias ficarão com 1 ponto percentual a mais. O restante será dividido entre o Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM), a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e a União dos Esportes Brasileiros.

Com a proposta, a permissão para empresas e pessoas físicas descontarem do Imposto de Renda devido valores aportados em projetos desportivos e paradesportivos, que terminaria em 2022, não terá mais data para acabar.

Pelo texto, as pessoas jurídicas poderão descontar até 4% do imposto devido por meio das doações, contra o limite de 1% vigente. Essas empresas poderão deduzir os valores doados como despesa operacional a fim de reduzir a base de cálculo do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) a pagar. Atualmente, isso é proibido. Para pessoas físicas, o limite passa de 6% para 7% do imposto devido.

Principal tema do projeto original do Senado, os direitos para atletas em formação procuram garantir assistência médica integral, transporte, alimentação e limitação do tempo de treino, embora alguns destes já constem da legislação.

Deverá haver um programa contínuo de orientação e de suporte contra o abuso e a exploração sexual com uma ouvidoria para receber denúncia de maus-tratos e exploração sexual.

Olimpíadas e Paralimpíadas

Olimpíadas e Paralimpíadas

Projetos paradesportivos poderão receber mais recursos

Deduções para o esporte
Por meio do Projeto de Lei 130/15, a Câmara dos Deputados aumentou em um ponto percentual do Imposto de Renda devido o limite de deduções permitido pelo incentivo a projetos desportivos e paradesportivos previamente aprovados pelo Ministério do Esporte. A matéria está em análise no Senado.

Conforme a proposta, o limite das deduções aumentará de 6% para 7%, para pessoas físicas, e de 1% para 2%, para pessoas jurídicas. A Lei de Incentivo ao Esporte permite as deduções apenas até o ano-calendário de 2022. A proposta estende o incentivo até 2027.

Instituições de ensino fundamental, médio e superior também poderão se candidatar a receber recursos dos doadores ou financiadores se tiverem projeto esportivo aprovado pelo governo.

Plano Nacional do Esporte
Outro tema na área do esporte aprovado pela Câmara dos Deputados neste semestre foi o Plano Nacional do Esporte (PNEsporte). O Projeto de Lei 409/22, do Poder Executivo, está em análise no Senado.

Entre as inovações, a proposta estabelece um mínimo de três aulas de educação física por semana na educação básica. Já os gastos com políticas públicas que promovam o esporte e as atividades físicas poderão ser considerados investimentos em saúde. Com isso, o esporte poderá receber mais recursos de emendas parlamentares, que devem ter ao menos metade dos valores destinados à saúde.

A proposta também veda o contingenciamento de recursos do esporte advindo da arrecadação de loterias federais.

Aprovado na forma do substitutivo do deputado Afonso Hamm (PP-RS), o PNEsporte tem como uma das metas criar escolas esportivas que atendem alunos dos anos finais do ensino fundamental.

Outras ações do plano promovem a assistência para transição da carreira do atleta, bem como a promoção de campanhas de valorização do esporte e de incentivo da prática de atividades físicas para idosos.

O PNEsporte será financiado por 30% da parcela da arrecadação das loterias federais destinada ao Ministério do Esporte, o que corresponde a quase R$ 415 milhões.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/899065-parlamentares-aprovam-lei-geral-e-plano-nacional-para-o-esporte/

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.