21/07/2022 às 12h12min - Atualizada em 22/07/2022 às 00h01min

Circuito Futebol Social 2022 chega ao Pará e conecta jovens carentes com o esporte

Entre esta sexta-feira (22) e domingo (24), 22 equipes - 11 no masculino e 11 no feminino - estarão jogando na cidade de Ananindeua, na Grande Belém. Mais do que disputa, uma oportunidade de futuro, conhecendo outras realidades, vivendo momentos de lazer e entretenimento

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
Diferentes bairros de Ananindeua, na Grande Belém, assim como cidades próximas, estarão representados por seus times na etapa paraense do Circuito Futebol Social 2022. Entre esta sexta-feira (22) e domingo (24), a ONG Futebol Social leva para o município o campeonato que conecta jovens e comunidades carentes de todo o País, reunindo 22 equipes - 11 no masculino e 11 no feminino. Mais do que uma disputa, uma oportunidade de futuro para jovens em situação de vulnerabilidade social, buscando proporcionar experiências de vida transformadoras, tendo como instrumento principal o futebol.

As competições são realizadas dentro das comunidades, com o objetivo de engajar moradores e familiares. Uma chance de conhecer outras realidades e viver momentos de lazer e entretenimento, com o futebol de rua transformado em evento profissional. No Pará, os jogos estão marcados para o USIPAZ, no bairro de Icuí Guajará, em Ananindeua, e serão disputados no sábado e domingo.

A programação começa na sexta-feira, às 17h, com a Cerimônia de Abertura. Às 18h30, destaque para uma apresentação cultural: "As raízes da Amazônia', com o grupo de dança "Os Curupiras". Na sequência, às 19h, as atenções se voltam para o esporte adaptado, com um jogo da Seleção Paraense de Futebol de Cegos. O encerramento está previsto para 20h30. E uma oficina do Projeto Rexona Quebrando Barreiras também será atração nesse primeiro dia da etapa no Pará.

Com as equipes participantes, entram em campo, também, projetos sociais que vão ao encontro do objetivo do Circuito. Um desses projetos é o Fábrica de Craques, do bairro Icuí, que trabalha com crianças e adolescentes, e terá seu time na etapa, tanto no feminino como no masculino. Também estará na disputa, entre os meninos e as meninas, a equipe do Projeto Toque de Classe, da cidade de Tomé Açú, que busca viabilizar o acesso às múltiplas vivências esportivas para crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, com prioridade para os que estão em áreas de vulnerabilidade social. Assim como o Instituto Rosa dos Ventos, do município de Abaetetuba, com trabalhos voltados à prática esportiva, educação e cultura, para crianças, jovens e adolescentes.

Em Ananindeua, no masculino e no feminino, estarão jogando Tigres Team, do bairro Júlia Seffer; Fábrica de Craques e Usipaz, do bairro Icuí; Tia Anízia, do bairro Bengui; Toque de Classe, da cidade de Tomé Açú; Inefável e Timbirinhas, do bairro Jurunas; Rosa dos Ventos, da cidade de Abaetetuba; Projeto Murinim, da cidade de Benevides; Projeto SK, do bairro Curió Utinga; e Projeto Jogo do Amanhã, do bairro Guajará.

"Por onde passa, o Futebol Social leva esperança de futuro, conectando esses jovens com o esporte. E neste início de edição 2022 não está sendo diferente. Agora, fica a expectativa para esta etapa de Ananindeua", afirma Guilherme Araujo, fundador da ONG Futebol Social.

Projeto de futuro - Participam da ONG Futebol Social jovens de 16 a 20 anos, que vivem em situação precária de moradia (ou sem moradia), sob risco social e sem condições plenas de desenvolvimento, ligados a projetos sociais e/ou movimentos comunitários que fazem parte de Rede Futebol Social. Hoje são mais de 100 projetos parceiros. "Futebol Social: ganhar é virar o jogo!" é o lema da ONG.

A Rede Futebol Social conta com dez núcleos principais: São Paulo (São Paulo, Mongaguá, Sorocaba e Parelheiros), Pará (Ananindeua), Ceará (Barbalha), Maranhão (São Luís), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro e São Gonçalo) e Distrito Federal (Brasília).

O Circuito Futebol Social 2022 será disputado ao longo do ano em oito etapas em cinco estados e no Distrito Federal a partir dos 10 núcleos, envolvendo mais de 100 entidades e impactando diretamente cerca de 1.200 jovens e, indiretamente, ao menos 10 mil jovens. E, em janeiro de 2023 será realizada a etapa nacional, a Copa Futebol Social, em Mongaguá, na Baixada Santista, com a participação de representantes de todas as etapas do Circuito.

Um pouco das regras - No futebol social, as medidas do campo são reduzidas: apenas 22 metros de comprimento e 16 de largura. O tamanho do gol é de 4 metros de largura por 1m30 de altura, com profundidade de aproximadamente 1 metro. E a área de gol: meio círculo com 4 metros de raio. São dois tempos de sete minutos, com intervalo de um minuto. Em cada equipe, três jogadores na linha e um no gol. Os goleiros não podem sair da área, marcar gols, ou fazer cera. Os jogadores de linha também estão proibidos de invadir a área dos goleiros, sob a pena de um pênalti para o time adversário.

O Fair Play (jogo limpo) é incentivado nos torneios. Para os jogadores que não atuarem nesse espírito do Fair Play, há penalidades: cartão azul (dois minutos fora do jogo) ou vermelho (expulsão do jogo) e, em último caso, exclusão do torneio.  A equipe vencedora recebe 3 pontos. A equipe perdedora zero. Se um jogo terminar em empate, ele é decidido por  uma disputa de pênaltis intercalada (morte súbita), onde a equipe vencedora recebe 2 pontos e, a equipe perdedora, 1 ponto.

Brasil, tricampeão mundial de Futebol Social - Um dos resultados do projeto é a formação das seleções brasileiras masculina e feminina que jogam o Campeonato Mundial de Futebol Social (Homeless World Cup) e outros eventos internacionais. O Brasil é tricampeão mundial no masculino (2010, 2013 e 2017) e campeão no feminino, em 2010. A próxima edição da Homeless World Cup será em Nova Iorque, no próximo ano.

O Circuito Futebol Social 2022 é uma realização da ONG Futebol Social, com patrocínio da Sul América e CSN. A Copa Futebol Social tem patrocínio do Nubank.

Calendário 2022

Circuito Futebol Social
Sorocaba/SP - Interior SP - 24, 25 e 26 de junho
Parelheiros - Índios Guarani - 9 de julho (etapa extra)
Ananindeua/PA - Grande Belém - 22, 23 e 24 de julho
Barbalha/CE - Cariri Cearense - 12, 13 e 14 de agosto
São Luís/MA - Grande São Luís - 9, 10 e 11 de setembro
Brasília/DF - Capital da República - 21, 22 e 23 de outubro
São Gonçalo/RJ - Grande Rio - 4, 5 e 6 de novembro
São Paulo/SP - Grande SP - 9, 10 e 11 de dezembro
Mongaguá/SP - Baixada Santista - 13, 14 e 15 de janeiro de 2023

Copa Futebol Social
Mongaguá/SP - Baixada Santista - 20, 21 e 22 de janeiro de 2023

Sobre a Ong Futebol Social - Com patrocínio de Sul América, Nubank, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Projeto Rexona Quebrando Barreiras, o Futebol Social promove um movimento pioneiro que conecta jovens e comunidades carentes de todo o País, tendo como objetivo principal integrar, motivar e fortalecer seus participantes. Fazem parte da rede diversos projetos sociais e movimentos comunitários atuantes em periferias, favelas, entre outros grupos e regiões socialmente excluídos. Desde 2004, o projeto já atendeu a mais de 20 mil jovens e participou de mais de 20 eventos internacionais, incluindo a Copa do Mundo de Futebol Social (Homeless World Cup).

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.