21/07/2022 às 19h29min - Atualizada em 21/07/2022 às 20h20min

5 dicas para vender e comprar um carro online

Fraudes em negociações podem ser muito comuns; apostar em plataformas seguras é a principal indicação para o consumidor

SALA DA NOTÍCIA Da Redação
Divulgação/InstaCarro

A digitalização e uso da tecnologia, impulsionados principalmente pela pandemia, proporcionaram uma nova forma de comprar e vender carros. Utilizar as plataformas online para este tipo de negociação tem se tornado cada vez mais comum na era do pós-digital, sobretudo pela praticidade que as soluções oferecem. Hoje, o mercado dispõe de diversas ferramentas focadas nos chamados ‘leilões online’, mas é importante estar alerta para evitar dores de cabeça desnecessárias. 

Não existe um estudo focado no mercado de carros que endosse essa hipótese de golpes, fraudes ou problemas correlacionados nesse segmento. Mas em 2021 o Brasil totalizou mais de 88,5 bilhões de tentativas de ações fraudulentas na internet, um aumento de mais de 950% em relação ao ano anterior, de acordo com dados da Fortinet.  Se tratando do ambiente virtual, um local onde criminosos agem o tempo todo, é importante que o consumidor e lojista estejam cientes das negociações que pretendem fazer.

“Hoje qualquer pessoa está sujeita a cair em golpes online. E ao se tratar de compra e venda de carros, que normalmente movimentam altos valores, é ainda mais indicado optar por uma plataforma que ofereça segurança, transparência e praticidade em todo o processo de negociação e venda”, alerta Luca Cafici, CEO e fundador da InstaCarro. 

Por isso, o executivo da InstaCarro, startup que conecta interessados em vender veículos com lojistas de todo Brasil, separou algumas dicas  para que essas transações ocorram da melhor forma possível. 

Ofertas tentadoras

Desconfie sempre dos veículos anunciados por preços muito abaixo do praticado no mercado. Para ter uma real noção compare e utilize como parâmetro os valores de mercado daquele veículo. Você pode consultar este valor no Guia de Preços da InstaCarro, por exemplo, que traz a média de preços praticados para aquele veículo.

Negociações

Na internet qualquer golpista pode se passar por uma pessoa inocente, que deseja apenas te ajudar. Mas atenção, é sempre indicado preferir realizar as negociações por lojistas que possuam CNPJ ou diretamente com o proprietário do veículo. Uma dica é solicitar documentos que comprovem a ligação do negociante com o veículo anunciado. 

Golpe do sinal

Nenhuma negociação deve ser feita sem comprovações reais de que a transação a ser realizada é totalmente segura e, além disso, o comprador deve evitar ‘dar entradas’ para garantir a compra do veículo, como ocorre com o golpe do carro fantasma, por exemplo. Outra prática muito comum por criminosos é prometer ao consumidor que possui relação com o fabricante do veículo, mas que para entregá-lo é necessário receber uma parte do valor total. 

A escolha da plataforma

As pessoas que buscam comprar ou vender carro pela internet desejam maior praticidade e rapidez. Para isso, existem as chamadas lojas virtuais, empresas que fazem essa intermediação entre interessados em vender veículos com lojistas. É importante, contudo, sempre procurar por lojas virtuais que sejam transparentes, seguras e práticas. Hoje, existem soluções no mercado que garantem ofertas para veículos em até 24 horas  com total segurança e praticidade, desburocratizando a compra e venda de veículos. 


 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.