21/07/2022 às 11h33min - Atualizada em 21/07/2022 às 12h20min

Consumidor ganha canal para denunciar telemarketing abusivo

Denúncias serão apuradas pela Secretaria Nacional do Consumidor e encaminhadas aos Procons para que sejam analisadas e aberto processo pelo descumprimento de medida.

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2022-07/consumidor-ganha-canal-para-denunciar-telemarketing-abusivo

Os brasileiros ganharam mais um canal direto para denunciar empresas de telemarketing que insistem na prática abusiva no contato com o consumidor. Com a determinação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) de combater o problema, foi disponibilizado um canal na internet, onde a pessoa pode fazer a denúncia.



“No formulário eletrônico, os consumidores devem inserir, entre outras informações, a data e o número de origem da chamada com DDD (discagem direta a distância - quando houver), o nome do telemarketing ou qual empresa representa e se foi dada permissão para a oferta de produtos e serviços”, informou o  Ministério da Justiça e Segurança Pública.



Processo



Acrescentou que as denúncias serão apuradas pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e encaminhadas aos Procons (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de todo o país para que sejam analisadas e aberto eventual processo administrativo pelo descumprimento da medida.



No início desta semana, as atividades de telemarketing abusivo de 180 empresas brasileiras foram suspensas por decisão da Senacon e dos Procons. “A medida tem o objetivo de pôr fim às ligações que oferecem produtos ou serviços sem autorização dos consumidores”, explicou o ministério.



A decisão de suspender foi tomada com base na quantidade de reclamações registradas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e no portal consumidor.gov.br nos últimos três anos.




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2022-07/consumidor-ganha-canal-para-denunciar-telemarketing-abusivo
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