20/07/2022 às 16h07min - Atualizada em 21/07/2022 às 00h01min

Como aplicar Business Intelligence em seu negócio?

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

Dentro do universo dos negócios, conceitos como o Business Intelligence vêm tomando uma proporção cada vez maior devido ao seu potencial, acessibilidade e grande suporte que presta aos mais diversos segmentos de empresas dentro do mercado.

 

Hoje, vivemos em uma geração que possui um enorme volume de produção de dados, ou seja, precisamos lidar com informações novas diariamente, seja como simples cidadãos ou até mesmo como empreendedores e donos de uma empresa.

 

Uma empresa de cameras de segurança SP, por exemplo, precisa lidar tanto com os volumes de novos clientes quanto o de funcionários internos, o que gera uma rede gigante de dados que precisam ser muito bem-cuidados, protegidos e organizados.

 

Afinal de contas, os dados são essenciais para todo e qualquer tipo de negócio, já que são eles que auxiliam na análise de mercado e de qualquer setor dentro de uma empresa, além de serem fundamentais para a tomada de decisões.

 

Entretanto, com o passar do tamanho e a produção tão veloz e gigante que se tornou os dados, principalmente no meio empresarial, lidar com eles diariamente se tornou uma tarefa impossível para as pessoas.

 

Sendo assim, ferramentas, inovações e conceitos surgiram para facilitar a vida dos empreendedores e auxiliar na melhor organização, otimização e tratamento de dados extremamente importantes para uma marca.

 

Assim como um aplicativo para bar e restaurante lida com os dados de diversos usuários diariamente, qualquer empresa no mercado hoje também lida com informações pessoais e de extrema importância para o negócio e para seus clientes.

 

Por isso, é preciso contar com tecnologias que auxiliem nesse processo e tornem a função de organizar e cuidar desses dados ainda mais simples e acessível, e é justamente dentro deste cenário que surge o Business Intelligence, que iremos conhecer hoje.

Entenda o que é o Business Intelligence

O Business Intelligence, que também é conhecido pela sua abreviação BI, significa Inteligência de Negócios, ou seja, é uma tecnologia que permite a melhor organização dos dados de uma empresa de maneira otimizada e prática.

 

Normalmente o BI é aplicado em plataformas onlines que permitem uma gestão personalizada dos dados da empresa, fazendo com que a gestão tenha uma visão ampla e também detalhada sobre tudo o que acontece.

 

Por exemplo, uma empresa de aluguel de empilhadeira não precisaria mais ficar a procura de um cliente específico em uma planilha da empresa, basta lançar o dado de identificação dele em um sistema de BI que é possível encontrá-lo em poucos segundos.

 

A plataforma pode ser utilizada por diversas pessoas ao mesmo tempo, onde cada um possui o seu acesso e espaço para conferir os dados e averiguar todas as informações da empresa como um todo e também de setores específicos.

 

O conceito de Business Intelligence chegou ao Brasil há pouco tempo, mas já está tomando o seu espaço de importância dentro das empresas, pois quem já o utilizou não deseja mais viver sem essa praticidade no dia a dia.

 

O que o sistema de BI basicamente faz é transformar dados brutos e desorganizados da empresa em informações úteis e relevantes que poderão ser usadas como norte para guiar mudanças e decisões importantes dentro do negócio.

 

Sendo assim, ele se torna essencial para uma marca que presta serviços de contabilidade em SP, por exemplo, e que precisa lidar com milhares e diferentes dados todos os dias dentro da empresa.

 

Por isso, o Business Intelligence entrega inúmeros benefícios para as empresas que resolvem implementá-lo dentro de seus negócios visando uma melhor organização e otimização de todos os seus dados.

Benefícios do Business Intelligence

Não é à toa que esse conceito tem chamado a atenção de muitos empreendedores nos dias de hoje, sua utilização traz inúmeros benefícios para as empresas dos mais diversos segmentos que resolveram utilizá-lo. Conheça abaixo alguns deles:

Diminuição de custos

Quem possui o seu próprio negócio sabe a importância de cada real que entra e sai do caixa, por isso, quanto mais uma marca conseguir economizar, melhor será para ela no fim do mês, pois representa maior lucro e receita para o negócio.

 

Portanto, o Business Intelligence consegue auxiliar nisso, pois seu sistema acaba excluindo a possibilidade da contratação de nervosos funcionários ou sistemas caríssimos para organizar os dados, pois ele sozinho já consegue entregar tudo o que você precisa.

Obtenção de relatórios

Dentro de uma fábrica de lacres de segurança, por exemplo, os relatórios são essenciais para que a empresa saiba o que está acontecendo dentro de cada área do negócio e, com base nisso, saber o que fazer em cada um dos cenários.

 

Normalmente, esses relatórios precisam ser feitos por funcionários da empresa que gastaram horas e horas reunindo todos os dados importantes para isso, o que se torna rápido, simples e fácil contando com um sistema de BI.

Melhor tomada de decisões

As decisões são ações extremamente importantes dentro de qualquer tipo de negócio, por mais difícil que elas possam ser, fazem toda a diferença no escopo da empresa. Entretanto, para se tomar as decisões corretas é preciso ter os dados corretos.

 

Por isso, o sistema de Business Intelligence é fundamental, pois entrega não apenas dados, mas informações relevantes e que serão úteis para auxiliar a gestão a tomar boas decisões dentro da empresa.

Otimização de processos

A otimização é uma característica que engloba a velocidade dos processos, fazendo com que eles sejam realizados de maneira ágil e prática, economizando o tempo e o esforço dos profissionais e entregando o que é preciso no menor tempo possível.

 

O sistema de BI dentro de uma empresa de consultoria para licenciamento ambiental, por exemplo, consegue tratar os dados das mais diversas áreas ao mesmo tempo, trazendo agilidade para os processos e resultados mais rápidos para a empresa.

 

Esses são apenas alguns dos diversos benefícios que o Business Intelligence traz para as empresas que decidem colocar em prática esse conceito e entendem a importância que esse sistema traz para os negócios.

3 dicas para utilizar o Business Intelligence

Para finalizar, selecionamos algumas dicas simples e práticas para te ajudar a aplicar o conceito do BI em sua empresa, independentemente de qual seja o tamanho ou segmento dela. Confira:

  1. Deixe a equipe alinhada

Quando se decide investir em um sistema de BI nas empresas, é normal que no começo ele ainda não seja tão bem-aceito pela equipe, por isso é importante deixá-la alinhada quanto a importância dessa inovação para a rotina da empresa.

Por isso, realize palestras e treinamentos com antecedência para que todos estejam cientes do uso da plataforma e, mais do que isso, saibam como ela será essencial para os próximos passos da marca.

  1. Se concentre em métricas importantes

Dentro de um sistema erp nota fiscal eletrônica, por exemplo, sempre irão existir informações que serão mais importantes do que outras, assim funciona no BI. Existem métricas e resultados que serão mais importantes do que outros para a sua marca.

 

Por isso, é importante saber quais são eles para que você foque as suas energias e a da sua equipe na análise das métricas úteis para o seu negócio, o que trará ainda mais resultados positivos para a marca.

  1. Saiba quais são os principais problemas

Antes de instalar um sistema de BI dentro da sua empresa, é importante saber quais são os principais problemas do seu negócio e que podem ser resolvidos com a implementação dessa ferramenta.

 

Talvez o problema da sua empresa seja a falta de organização de dados ou a falta de alinhamento de informações internas para a tomada de decisões, é preciso saber como o BI poderá fazer a diferença dentro da sua empresa.

 

Essas são dicas essenciais para ajudar a implementar o BI em sua empresa de consultoria em tecnologia da informação ou qual for o segmento do seu negócio. Algumas das plataformas que você pode buscar para isso são:

 
  • Studio;
  • IBM Watson Analytics;
  • Microsoft Power BI;
  • Google Data Studio.
 

Assim você conseguirá implementar o sistema de Business Intelligence de uma maneira simples e prática, fazendo com que seus funcionários abracem esse conceito e entendam a importância dele para a sua empresa.

 

Com essas poucas dicas, será mais do que possível implementar um sistema que trará tanto os benefícios que citamos acima, como muitos outros que trarão uma realidade completamente diferente para a sua marca.

 

Dessa maneira, você verá como o sistema de BI poderá mudar por completo a relação da sua empresa e dos seus funcionários junto aos dados e informações que são tão importantes para todo e qualquer negócio.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Envie sua sugestão de pauta pelo Whatsapp