20/07/2022 às 16h08min - Atualizada em 21/07/2022 às 00h01min

Como melhorar a escalabilidade de um negócio?

SALA DA NOTÍCIA Victor
A escalabilidade é um fator crucial para que uma empresa tenha sucesso dentro do mercado e consiga alcançar as metas estipuladas e conquistar novos resultados que serão essenciais para a marca como um todo. 

No mundo em que vivemos, é normal que um negócio cresça dentro do mercado, principalmente após a era digital e o surgimento das redes sociais, juntamente com estratégias que visam justamente auxiliar as empresas a crescerem. 

Muitas vezes, um negócio de assistencia tecnica maquinas agricolas, por exemplo, não imagina que a marca fosse crescer tanto no mercado e teve que achar caminhos de última hora para abraçar essa mudança que estava chegando. 

Todo negócio ao nascer dentro do mercado precisa se preparar para o momento em que a marca começar a crescer e, consequentemente, precisar de decisões importantes para que a estrutura dela acompanhe essa mudança. 

A falta de preparo para abraçar esse crescimento e saber o que fazer para que ele seja saudável para a marca, pode gerar graves problemas e prejuízos para a empresa, além da chance de se tornar uma referência no segmento ser perdida. 

E é justamente dentro de um cenário como esse que o conceito de escalabilidade precisa ser muito bem entendido, pois ele é essencial para as empresas que estão nascendo no mercado ou por aquelas que estão vendo seus negócios crescerem. 

Seja uma empresa de tratamento de resíduos sólidos ou até mesmo um e-commerce de roupa, saber como aplicar a escalabilidade em seu negócio é uma prova de cuidado, preocupação e investimento para a sua marca. 

Por isso, hoje você conhecerá mais sobre esse conceito que está mudando por completo a maneira como empresas se preparam para sua expansão, assim como alguns de seus benefícios e dicas práticas para aplicá-lo em seu negócio. 
Conheça o conceito de escalabilidade 
Escalabilidade, como o próprio nome já diz e representa, pode ser entendido como uma espécie de escada, onde cada degrau significa o aumento de uma empresa no mercado, mas para subir esse degrau, é preciso estar preparado e contar com as ferramentas corretas. 

O conceito defende o preparo de uma empresa para receber o aumento e expansão que pode ocorrer com ela a qualquer momento dentro do mercado, afinal de contas, que empresa não deseja crescer, não é mesmo? 

Entretanto, desde uma empresa de aluguel de empilhadeira até mesmo uma loja de roupas, para que o crescimento da marca seja saudável e de sucesso, é preciso que ela esteja preparada e bem estruturada para tal. 

O objetivo da escalabilidade é justamente fazer com que a empresa tenha capacidade para receber essas novidades e permitir que a empresa cresça no seu ritmo sem encontrar problemas na gestão ou na operação durante esse processo. 

Mesmo que o maior desejo de um empreendedor seja fazer e ver a sua empresa crescendo, é preciso cuidar para que ela esteja pronta para isso, e é justamente aqui que muitos acabam deixando a desejar e colocando seus negócios em risco. 

Para que uma empresa cresça com saúde e sucesso, é preciso que diversas áreas estejam muito bem estruturadas e prontas para isso, pois serão essenciais para auxiliar nessa expansão tão almejada. 

Independentemente se a empresa presta serviços de contabilidade em SP ou vende algum tipo de produto, a escalabilidade é um conceito que precisa ser instaurado o quanto antes nas marcas que estão começando a crescer ou desejam que isso aconteça em breve.

Dentro deste conceito, a escalabilidade se divide em dois tipos que também precisam estar muito bem claros e definidos para que você saiba qual o tipo de escalabilidade melhor para o seu negócio. Confira: 
Horizontal 
A escalabilidade horizontal defende a ideia de que a marca deve crescer mas dentro de seu próprio segmento, encontrando maneiras de inovar e criar produtos ou serviços diferenciados, mas que não saiam do seu nicho de mercado. 

Por exemplo, uma marca de produtos de cuidado com a pele pode produzir uma linha de maquiagem que também auxilia no tratamento dela, é algo diferente que fará a empresa crescer, mas não sairá do seu segmento. Esse é o tipo de escalabilidade horizontal.
Vertical
Já a escalabilidade vertical é aquela que defende o crescimento da marca e incentiva a saída se seu segmento, mas não por completo, motivando a empresa a também abraçar outros nichos que podem trazer ótimos resultados. 

Por exemplo, uma empresa de assessoria contábil para abertura de empresa pode criar uma consultoria voltada a organização de finanças pessoais e empreendedorismo, o que foge da ideia central do negócio mas também pode trazer ótimos resultados. 

Esses são os dois tipos de escalabilidade que podem mudar o seu negócio, e vale a pena uma análise profunda sobre esses tipos e o que a sua empresa pretende alcançar no mercado para saber qual o melhor para ela. 
Requisitos de uma empresa escalável 
Para que uma empresa seja escalável dentro do mercado, ela precisa seguir alguns requisitos essenciais para isso, portanto, selecionamos eles para que você saiba se a sua marca se enquadra nesses parâmetros. Confira: 
Faturamento em crescimento 
Para que uma empresa seja escalável e saiba que está dentro deste conceito, o faturamento da marca deve ser constante e maior a cada mês, pois isso é uma prova de que a empresa realmente está crescendo. 

Quando uma marca vende mais de seus produtos ou serviços e vê que esse número aumenta todos os meses, significa que o faturamento também aumenta, o que fará com que o negócio tenha um bom preparo financeiro para essa expansão. 

Uma empresa de assistência técnica perícia trabalhista, por exemplo, ao ver que suas contratações aumentam, entende que preenche um dos requisitos para que a marca seja escalável e cresça de maneira saudável e segura. 
Grande abrangência 
Em paralelo ao faturamento em crescimento, a marca também deve ter uma grande abrangência no mercado, ou seja, ela deve ser conhecida por muitas pessoas para que, com a sua expansão, ela também aumente essa visibilidade. 

Uma empresa com uma grande abrangência é aquela que já se torna conhecida em seu segmento, ou seja, quando as pessoas pesquisarem por algo relacionado ao seu nicho, elas irão reconhecer a sua marca de cara. 

Isso é extremamente importante pois com a expansão da sua marca, você poderá contar também com essa grande abrangência para atrair ainda mais clientes para a sua empresa, afinal de contas, os custos para uma empresa crescer estão longe de serem baratos.

Esses são os dois principais requisitos que a sua marca precisa possuir para conseguir ser escalável e trilhar um caminho de sucesso que permita a expansão do seu negócio da maneira correta e segura para você.
Dicas para tornar o seu negócio escalável 
Agora que você já conhece mais sobre o conceito de escalabilidade, chegou o momento de conferir algumas dicas para tornar o seu negócio escalável, seja ele uma empresa que oferece um sistema erp contas a receber ou até mesmo um e-commerce varejista. Confira:
Implemente o home office 
O home office é um estilo de trabalho que tem conquistado todo o mundo, após milhares de empresas serem obrigadas a adotar esse método por conta da pandemia do novo coronavírus, elas viram como ele pode ser benéfico. 

Isso porque, o home office não limita a sua equipe a um espaço de trabalho físico, eles podem trabalhar de onde quiserem, o que traz liberdade para eles e economia para a sua empresa, fazendo com que ela cresça em qualquer lugar do mundo também. 
Adote um planejamento estratégico 
Um planejamento estratégico é aquele que possui um objetivo muito bem definido e serve justamente para que a empresa planeje e trace estratégias viáveis e acessíveis para chegar nesse objetivo o quanto antes. 

Sendo assim, ao entender até quando pretende expandir a sua marca, se junte às demais equipes da empresa para produzirem esse tipo de planejamento e saberem o que precisará ser feito para atingir as metas da marca. 
Delegue tarefas e responsabilidades 
Por fim, uma empresa de consultoria em tecnologia da informação, por exemplo, possui muitas tarefas e responsabilidades em sua rotina, e muitas vezes, quando uma única pessoa precisa cuidar de tudo isso, não sobra tempo para pensar na expansão da marca. 

Por isso, saiba abrir mão de algumas tarefas e áreas e delegue para pessoas da sua confiança e que saiba cuidar delas tão bem como você. Algumas que você já pode terceirizar são:

Atendimento;
Marketing;
Produção;
Logística;
Mídias sociais, entre outras. 

Assim, você garante que terá pessoas capazes para realizar um ótimo trabalho junto a você e, em paralelo, conseguirá ter tempo para investir na escalabilidade do seu negócio dentro do mercado. 

Com essas dicas, você verá na prática como tornar o seu negócio mais escalável está longe de ser um bicho de sete cabeças, mas um processo que renderá ótimos frutos para você, sua empresa e todos que fazem parte dela. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Envie sua sugestão de pauta pelo Whatsapp