19/07/2022 às 09h54min - Atualizada em 20/07/2022 às 00h05min

Projeto prioriza o acesso de jovens em acolhimento institucional a cursos técnicos e financiamento

Proposta altera a lei que criou o Pronatec para ampliar a oferta da educação profissional e tecnológica

Política
https://www.camara.leg.br/noticias/881155-projeto-prioriza-o-acesso-de-jovens-em-acolhimento-institucional-a-cursos-tecnicos-e-financiamento/
Toninho Tavares/Agência Brasília
Educação - ensino profissional - ensino técnico informática Escola Técnica Ceilândia (DF) alunos estudantes computadores qualificação

Educação - ensino profissional - ensino técnico informática Escola Técnica Ceilândia (DF) alunos estudantes computadores qualificação

Jovem em instituição de acolhimento pode ter prioridade em curso profissionalizante

O Projeto de Lei 3463/21, já aprovado pelo Senado, inclui os jovens que vivem em acolhimento institucional há pelo menos um ano na lista dos grupos sociais com direito a atendimento prioritário no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal.

As instituições de acolhimento são serviços que acolhem crianças e adolescentes em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência) ou pela impossibilidade momentânea de cuidado e proteção pela própria família.

O texto em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei 12.513/11, que criou o Pronatec para ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Atualmente, nas prioridades estão povos indígenas, comunidades quilombolas e adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

Acesso ao Fies
Adicionalmente, a proposta altera o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), previsto na Lei 10.260/01, para prever o acesso prioritário dos jovens acolhidos há pelo menos um ano. O Fies disponibiliza recursos para a educação superior de estudantes matriculados em faculdades não gratuitas.

“O País precisa distribuir a riqueza do conhecimento”, disse o autor da proposta, senador Carlos Viana (PL-MG). Para ele, oferecer a esses jovens condições de acesso à educação pública, bem como prioridade no acesso ao financiamento estudantil, é um passo na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Educação; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/881155-projeto-prioriza-o-acesso-de-jovens-em-acolhimento-institucional-a-cursos-tecnicos-e-financiamento/

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.