19/07/2022 às 17h14min - Atualizada em 20/07/2022 às 00h05min

Proposta estabelece adicional de insalubridade nos salários de agentes comunitários de saúde

Valor extra equivale a 40% do salário - o grau máximo permitido por lei; Constituição já prevê adicional para agentes, mas falta regulamentação por meio de lei

Política
https://www.camara.leg.br/noticias/883459-proposta-estabelece-adicional-de-insalubridade-nos-salarios-de-agentes-comunitarios-de-saude/
Gustavo Sales/Câmara dos Deputados
Audiência Pública - Debater o fechamento de Agências do Banco do Brasil. Dep. Valtenir Pereira MDB - MT

Audiência Pública - Debater o fechamento de Agências do Banco do Brasil. Dep. Valtenir Pereira MDB - MT

Pereira: agentes são expostos a elementos nocivos

O Projeto de Lei 1336/22 determina que os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a endemias terão direito a adicional de insalubridade em grau máximo, calculado sobre os vencimentos. O texto em análise na Câmara dos Deputados insere o dispositivo na Lei 11.350/16, que regulamenta as carreiras.

Atualmente, a legislação assegura, para diversas categorias profissionais, que o exercício de trabalho em condições insalubres gera um adicional, que varia entre mínimo, médio e máximo – ou, respectivamente, 10%, 20% e 40% do salário.

Em razão dos riscos inerentes às funções desempenhadas, a Constituição já prevê o direito ao adicional de insalubridade para os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias, cabendo regulamentação por meio de lei.

Segundo o autor, deputado Valtenir Pereira (MDB-MT), a proposta regulamenta o direito a fim de prever um adicional de insalubridade de 40% sobre os salários. “Esses agentes saem de casa para cuidar da saúde da população e acabam ficando doentes em decorrência da exposição a elementos nocivos”, comentou.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/883459-proposta-estabelece-adicional-de-insalubridade-nos-salarios-de-agentes-comunitarios-de-saude/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Envie sua sugestão de pauta pelo Whatsapp