18/07/2022 às 15h47min - Atualizada em 20/07/2022 às 00h01min

Férias escolares: momento de descanso pode ser aproveitado em família

SALA DA NOTÍCIA Carlos Augusto Campos de Paula
Divulgação
São Paulo, julho de 2022 - O mês de julho chegou e com ele as esperadas férias. Apesar de desejado por todos, torna-se um desafio para as famílias organizarem atividades e brincadeiras que preencham o tempo livre e gastem toda a energia acumulada. A pausa na rotina escolar é uma boa oportunidade para atividades lúdicas, jogos, passeios e brincadeiras.

Muitas vezes, no entanto, as férias da criançada e de seus familiares, não coincidem. Com isso, algumas escolas têm ofertado os chamados cursos de férias, onde o espaço da escola – já tão conhecido pelas crianças – é reorganizado com atividades ainda mais lúdicas e interativas. Aqueles que fazem essa opção destacam a oportunidade das crianças continuarem socializando com os amigos, num ambiente seguro e afetivo.

A pedagoga e especialista em Gestão Escolar, Juliana Diniz, que atua como diretora de Qualidade e Excelência do Grupo Vitamina, dono de 37 escolas de educação infantil no Brasil, dá dicas de alternativas que podem ser desenvolvidas em conjunto pelas crianças e famílias, até mesmo em casa.

“Brincadeiras e interações não podem faltar durante as férias. Este é um momento muito importante para as crianças exercitarem ainda mais a criatividade, a convivência e a imaginação. É um momento importante no desenvolvimento e as famílias são essenciais neste processo”, afirma Juliana Diniz.

Confira:
  • Cursos de Férias
Espaços seguros e confiáveis para crianças, famílias e educadores são boas opções para as férias, principalmente aqueles que tragam atividades lúdicas, que usem a criatividade que promovam o desenvolvimento do auto- conhecimento e da autonomia, como benefícios desse tipo de atividade.
  • Brincar Livre
Atividades que valorizam a imaginação e a criatividade das crianças devem ser priorizadas. O Brincar Livre não tem regras ou imposições. As crianças devem pensar seu próprio mundo de forma saudável, alegre e desafiadora.
  • Brincadeiras em casa
A casa pode ser uma boa opção para explorar, vivenciar experiências de investigação, raciocínio e movimentar o corpo. Jogos de tabuleiro, pintura, sessão de fotos são boas opções para entreter as crianças dentro de casa. Esconde-esconde, amarelinha, pular corda e pintura podem entreter as crianças e famílias. Também vale ler livros juntos, dando vida aos personagens como um contador de histórias.
  • Audiovisual
Opções de filmes e peças teatrais ganham atenção das crianças e também são opções para juntar a turma de amigos.
  • Passeios
Passeios a parques, museus, exposições e centros culturais são ótimas opções para as férias, que ampliam o repertório cultural para o desenvolvimento infantil. Alguns espaços permitem a realização de piqueniques e brincadeiras ao ar livre ou contação de história, por exemplo. Pequenas viagens ao campo ou a praia também são ótimas alternativas.

Sobre o Grupo Vitamina
Há 15 anos, o Grupo Vitamina oferece soluções para apoiar famílias no desenvolvimento saudável e integral de crianças de 0 a 6 anos na América do Sul. No Chile, o Grupo é responsável pela gestão administrativa e pedagógica de cerca de 65 unidades educacionais que atendem mais de 45 mil famílias e impactam diretamente cerca de 6 mil crianças da educação infantil. Em 2021, o Grupo iniciou suas atividades no Brasil com 37 escolas na cidade de São Paulo, alinhadas com o desenvolvimento pleno das crianças e com o objetivo de promover a integração das famílias e equilíbrio da vida profissional e pessoal. Entre as características mais importantes do Grupo estão o funcionamento em horários que atendam às necessidades dos pais, a presença em locais próximos à residência ou trabalho, e a participação das famílias nas atividades educativas. O Grupo Vitamina é responsável pela gestão dessas escolas de educação infantil, acolhendo seus distintos modelos, valorizando suas histórias e contribuindo para o aperfeiçoamento pedagógico e administrativo das instituições.
 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.