19/07/2022 às 15h29min - Atualizada em 20/07/2022 às 00h00min

Terapia focada em saúde e bem-estar só adota tratamentos dental minimamente invasivos

O conforto do procedimento e ausência dor estão entre os pontos de destaque no tratamento de profilaxia com o novo protocolo

SALA DA NOTÍCIA Sandra Santos
http://kr2comunicacao.com.br/
Arquivo Pessoal
 

O conceito de saúde há muito tempo foi ampliado, deixando de ser apenas sinônimo da ausência de doenças, passando a abranger a totalidade e integralidade do ser humano, com diversas transformações na compreensão do cuidado e da assistência. Estamos vivendo uma era de promoção e proteção à saúde, e também de valorização das estratégias e ferramentas de prevenção. Hoje, a saúde passou a ser vista e vivenciada com muito mais nitidez, estando entrelaçada às diversas dimensões humanas, se relacionando diretamente ao bem-estar físico, mental e social. 

Como a saúde bucal também está interligada ao vigor físico, ela também ganhou outra visibilidade e percepção, tanto do ponto de vista clínico como da percepção do próprio paciente, que vem buscando novas alternativas de cuidados com a sua vitalidade física e, assim, promover seu bem-estar. 

Dentre as opções de tratamento, a odontologia holística tem se destacado por  integrar as terapias complementares, estudar e analisar a relação da saúde bucal com o corpo e os aspectos emocional, mental e comportamental do indivíduo, com o foco na promoção da saúde.  

Então, como é a atuação de um odontologista holístico no tratamento dos pacientes? De acordo com a Dra. Sandra Sapienza, cirurgiã dentista e especialista em Promoção da Saúde com habilitação  em Ozônio, Laser e Terapias Vibracionais, o profissional que atua nesta área exerce um trabalho mais personalizado e focado na integração clínica do paciente, com terapias minimamente invasivas, complementares e naturalistas, em busca da qualidade de vida.

“Na odontologia holística, a anamnese do paciente deve ser feita por meio de uma observação da saúde geral e oral do paciente, avaliando os aspectos emocionais e correlacionando todos esses aspectos entre si, evidenciando o ambiente bucal como um microssistema importante no corpo humano e já iniciando um tratamento complementar desde a primeira consulta”, explica Dra. Sandra Sapienza.

Segundo a especialista, as vantagens em realizar um tratamento em uma clínica de odontologia holística, está na visão diferenciada que o odontologista têm sobre o paciente. “Não focamos somente no dente, mas no ser humano como um todo. Buscamos proporcionar um alinhamento com as questões bucais e a saúde geral, além de estar focado no bem-estar e na promoção da saúde do paciente”. 

Na Odontologia Sistêmica, tudo o que acontece de alteração dentro da cavidade oral poderá repercutir no organismo em todos os sistemas biológicos, influenciando de forma direta no comportamento psicossocial, físico e familiar. Entre os problemas  orais que podem interferir na saúde física e emocional do paciente destacam-se o Biofilme Dental e Higiene Oral Deficiente, Bruxismo, Apertamento dental, Halitose, DTM, Cárie e Gengivite.

Protocolo inovador

O papel complementar da odontologia holística aos tratamentos tradicionais é visível principalmente em sua capacidade de potencializar os efeitos positivos de medicamentos e terapias minimamente invasivas. Aqui, o protocolo Guided Biofilm Therapy® (GBT), o qual propicia um tratamento suave, eficaz e indolor para a remoção da placa bacteriana (biofilme) e previne doenças bucais de modo minimamente invasivo, tem sido um grande aliado nos tratamentos de profilaxia dental.

“Do ponto de vista holístico, é muito importante contar com um protocolo como a GBT®, porque assim podemos incentivar mais pessoas para as consultas periódicas de profilaxia profissional. Mas, o principal fator é fazer a promoção da saúde dos pacientes, uma vez que o biofilme é removido de forma eficiente e com conforto pleno para o paciente, que não passará pelo incômodo som de motorzinhos raspando o esmalte do dente, já que a remoção é feita com jatos direcionados de eritritol e água morna”, explica a especialista.

Com base em sua experiência na aplicação do protocolo GBT®, a Dra. Sandra afirma que os pacientes respondem positivamente ao tratamento e se sentem encantados com a terapia. “Alguns dizem não acreditar que algo tão confortável está entre os métodos de tratamento e comentam sobre a suavidade, a cor e o brilho dos dentes. O conforto do procedimento e o fato de não sentirem dor são outros pontos relatados no final do tratamento. A maioria dos pacientes chega a se assustar ao ver o biofilme e acham importante saber direcionar melhor a higiene oral”, conta a especialista.

Na prática clínica, a GBT® tem impactado significativamente. “Os pacientes passaram a ficar mais conscientes sobre a importância das visitas periódicas ao consultório dentário, ficam motivados em saber que podem contar com um tratamento indolor e têm a percepção do valor agregado do processo”, finaliza Dra. Sandra.

 

 Sobre a EMS

Fundada em 1981, a EMS, Electro Medical System, é uma empresa suíça de dispositivos médicos que atua em três áreas da saúde: Dental, Terapia da Dor e Urologia, com equipamentos de última geração e tecnologia moderna. A EMS está fundamentada em 3 pilares importantes: a tecnologia de qualidade e precisão suíças, a evidência clínica comprovada sobre a eficácia de seus métodos e produtos e plataformas de educação de primeiro nível.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.