19/07/2022 às 16h36min - Atualizada em 20/07/2022 às 00h00min

Está sem energia? Suplementos adequados podem dar um up no seu organismo!

Por Cintia dos Santos Moser, nutricionista na Dr. Shape.

SALA DA NOTÍCIA Uapê Comunicação
* Por Cintia dos Santos Moser, Nutricionista, Especialista em Nutrição Esportiva e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos

 

Você tem a impressão de que suas semanas se emendam rapidamente uma na outra e que o ano passa em um piscar de olhos? Isso se dá porque desgastamos muito energia com trabalho, contas a pagar e até mesmo perdemos tempo e potência com coisas banais, como horas e horas por dia na internet e redes sociais. A verdade é que, no final, nos falta vigor para as coisas que gostamos de fazer e que deveriam ser nossa prioridade para termos qualidade de vida.

 

Para mantermos uma boa saúde, precisamos deixar o sedentarismo de lado, dormir bem e, também, ter uma alimentação saudável. Ainda é necessário reservar tempo e disposição para praticar uma atividade física, seja ela na academia ou ao ar livre. Só assim, será possível ter energia para desfrutar bons momentos em família, trabalhar com qualidade, estudar, realizar as atividades domésticas, cozinhar a ‘comida de verdade’, fazer planos para o futuro, se envolver em um voluntariado e dar atenção a tantas outras atividades que nos consomem...

 

E então, a conta energética diária não fecha? Saiba que você não está sozinho: o cansaço, a falta de disposição e a exaustão são temas amplamente estudados pela ciência e acometem pessoas em todo o mundo – e, para se ter ideia, em 2017, surgiu o termo “epidemia da exaustão”, referindo-se a quão cansadas as pessoas estavam em todo o mundo.

 

O que é possível fazer para reverter esse quadro? Uma boa suplementação alimentar pode contribuir com as demais atitudes que descrevi acima – boa alimentação, sono reparador e prática de atividade física.

 

Para que você entenda melhor, em cada célula do nosso corpo estão presentes pequenas “usinas de energia”, as mitocôndrias. As nossas células musculares, incluindo as células do nosso coração (músculo cardíaco), são locais que requerem muita energia, logo têm um maior número de mitocôndrias. E a Coenzima Q10 é o suplemento indicado para mantermos nossas pequenas “usinas de energia” funcionando em pleno vapor (ALVARENGA, 2020).

 

A Coenzima Q10 é uma benzoquinona com alto poder antioxidante, essencial no processo de produção energética das nossas células, e tem se mostrado eficaz no combate aos radicais livres, bem como na prevenção de doenças, incluindo doenças cardiovasculares, neuromusculares degenerativas, câncer e diabetes (SILVA, 2015).

 

A produção dessa substância no organismo diminui com o avançar da idade e o uso crônico de alguns medicamentos como estatinas, classe de fármacos anticolesterolêmicos largamente prescrito, também diminui os níveis de Q10 no organismo (FOTINO, 2013; SILVA et al., 2021).

 

Estudos têm demonstrado que a suplementação com Coenzima Q10 reestabelece os níveis desta enzima, tanto em curto espaço de tempo com doses maiores (300mg durante 4 semanas) ou pequenas doses com maior intervalo de tempo (60mg durante em 6 meses de suplementação) (SILVA et al., 2021).

 

A suplementação da Coenzima Q10 é contraindicada para pessoas que fazem uso da Varfarina, um fármaco do grupo dos anticoagulantes. A CoQ10 pode influenciar no metabolismo da Varfarina por meio da interação seletiva com enzimas do citocromo P450, dificultando atingir as metas de anticoagulação desejadas (DELGADO, 2019).

 

Se você é praticante de atividade física intensa, que corre, faz academia, crossfit, saiba que a sua necessidade de Q10 é aumentada. A suplementação de Q10 é indicada devido à intensidade muito maior em relação a contração muscular, quanto ao maior requerimento cardíaco para entregar nutrientes e oxigenar todo o seu corpo.

 

E mesmo quando nossas “pequenas usinas” estiverem funcionando em pleno vapor, ainda pode faltar aquele gás na hora de decidir se nos atiramos no sofá ou vamos para a academia. Pois então, deixe a preguiça de lado, é para isso que existem os pré-treinos. O Iron Grip é um pré-treino muito saboroso e super completo, que apresenta em sua composição: cafeína, taurina, arginina, alanina, além de vitaminas do complexo B, Zinco e Magnésio.

 

A cafeína é estimulante para o sistema nervoso central, diminuindo a percepção de cansaço por agir na propagação dos sinais entre cérebro e junção neuromuscular. Juntamente com a Taurina, a cafeína ainda apresenta papel importante na contração muscular (GRAHAM et al., 1996). A arginina é um vasodilatador, oxigenando melhor todos os tecidos e retirando metabólitos que se formam durante a atividade física e nos levam a fadiga. A alanina, que no nosso organismo forma a carnosina, um tamponante que diminui a acidez, ou seja, aquela queimação muscular que atrapalha muitas pessoas durante e após o treino (VERDI, 2020).

 

Na versão Iron Grip Extreme, a creatina também está na composição. A creatina é importante para a ressíntese da molécula de ATP, “nossa moeda de energia”. Diversos estudos têm demonstrado os efeitos ergogênico da creatina, na redução da fadiga, aumento do desempenho anaeróbico, aumento da força e da massa magra (VERDI, 2020).

 

Com essa dupla de suplementação, certamente você terá mais energia e vitalidade para o trabalho, a prática de atividade física e outras atribuições que estão consumindo sua disposição!

 

Bibliografia citada:

Alvarenga, L. F. Os efeitos da suplementação de Coenzima Q10 na terapêutica da insuficiência cardíaca: uma revisão bibliográfica. UniCEUB Faculdade de Ciências da Educação e Saúde curso de Nutrição, Brasília, 2020.

Delgado, J. P. M. Coenzima Q10: da suplementação à terapêutica em insuficiência cardíaca referentes à Unidade Curricular "Estágio. Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, para apreciação na prestação de provas públicas de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas. Julho, 2019.

Fotino, A. D. et al. Effect of coenzyme Q 10 supplementation on heart failure. The American Journal of Clinical Nutrition. v. 97, issue 2, p. 268-275, 2013.

GRAHAM, T. E. et al. Caffeine and exercise performance. Sports Science Exchange Gatorede Sports Science Institute, v. 9 , n. 1, 1996.

Silva, F. B. F et al. Effect of coenzyme q10 in the l-thyroxine-induced oxidative damage on rat soleus muscle. Rev. Bras Med Esporte. 21(2), 2015.

Silva, T. A. et al. Suplementação de coenzima Q10 e redução dos efeitos colaterais da terapêutica com estatinas: uma revisão sistemática. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.8, p. 84648-84672 aug. 2021.

Verdi, T. Nutrição esportiva: genética, estratégia e suplementação. Ed. 1, São Paulo, 2020.

 

Sobre a Dr. Shape

 

A Dr. Shape é a maior rede de franquias de lojas de suplementos alimentares e artigos esportivos da América Latina. Possui mais de 70 lojas instaladas em 18 estados brasileiros. Em 2022, a rede comemora 20 anos de existência, sendo dez dele operando por franquias.

As lojas Dr. Shape comercializam um mix completo de suplementos alimentares, produtos naturais, itens para alimentação saudável, vestuário fitness e artigos esportivos. Além disso, a Dr. Shape possui vitaminas e suplementos exclusivos, de alta qualidade, procedência garantida, autorizados pela Anvisa, compostos pelas melhores matérias-primas do mercado e referenciados por seus clientes.

A Dr. Shape é uma franqueadora. Para fazer parte da marca, o investimento necessário varia entre R$ 200 mil e R$ 350 mil. As lojas podem contar com a clínica de emagrecimento Viva na Medida, um espaço dedicado a quem deseja realizar tratamentos estéticos e voltados ao emagrecimento, com a apoio nutricional e que conta com equipamentos de última geração para a obtenção de resultados.

A Dr. Shape busca franqueados em todo o país. Para saber mais sobre o negócio, acesse o site: franquia.drshapefranquias.com.br.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Envie sua sugestão de pauta pelo Whatsapp