18/07/2022 às 17h42min - Atualizada em 19/07/2022 às 00h02min

Buraco negro é descoberto por time especializado em desmentir buracos negros

Objeto descoberto na galáxia vizinha da Grande Nuvem de Magalhães está dormente e nasceu de uma estrela sem sinais de explosão

Olhar Digital
https://olhardigital.com.br/2022/07/18/ciencia-e-espaco/buraco-negro-e-descoberto-por-time-especializado-em-desmentir-buracos-negros/

Talvez no que seja a ironia desta semana, um time especializado em desmentir descobertas de buracos negros acabou descobrindo…um buraco negro. O objeto em questão também veio de forma peculiar: ao contrário de outros do gênero, este buraco negro se encontra dormente, posicionado na Grande Nuvem de Magalhães, uma de nossas galáxias vizinhas, e veio de uma estrela que não deu sinais de uma grande explosão.

Normalmente, buracos negros são formados a partir de explosões estelares conhecidas como “supernovae”: essencialmente, uma estrela de massa várias vezes maiores que a do Sol queima todo o seu hidrogênio e, uma vez sem o seu combustível, entra em colapso em relação à sua própria pressão, explodindo de forma caótica, luminosa e bastante notável, deixando o buraco negro – um objeto extremamente denso do qual nem mesmo a luz pode escapar – para trás.

Leia também

Um buraco negro dormente foi identificado por astrônomos especializados em....desmentir buracos negros

Um buraco negro dormente foi identificado por astrônomos especializados em....desmentir buracos negros

Um buraco negro dormente foi identificado por astrônomos especializados em….desmentir buracos negros (Imagem: ESO/L.Calçada/Reprodução)

O time por trás desta descoberta inclui os astrônomos Tomer Shenar e Kareem El-Badry, vulgo “destruidor de buracos negros”. “Pela primeira vez, o nosso time se juntou para relatar a descoberta de um buraco negro, e não a rejeição de um”, disse Shenar, um pesquisador a serviço da Universidade Marie Curie, em Amsterdã, na Holanda.

Os especialistas afirmam que a ausência de uma explosão notável torna este o primeiro buraco negro de classe estelar em estado de dormência fora da Via Láctea – embora isso ainda esteja pendente de confirmação. A ele, os cientistas deram o nome de “VFTS 243”.

O sistema onde este objeto foi descoberto é o que chamamos de “sistema estelar binário”, onde duas estrelas companheiras orbitam uma circunferência ao redor de um mesmo centro de massa. Neste caso, uma das estrelas entrou em colapso, deixando o buraco negro como companheiro da outra estrela.

Por quase não emitir nenhuma onda de raio-x, o time concluiu que se trata de um objeto dormente. Aliás, essa é uma das razões pelas quais a outra estrela ainda segue viva: fosse diferente a situação, certamente o buraco negro estaria em processo de absorvê-la.

O processo para encontrar o VFTS 243 foi árduo: o time monitorou a região da Nebulosa da Tarântula, buscando estrelas de sistemas binários que tivessem buracos negros como companheiros. Por mais que o time já soubesse o que procurar, isso não tornou o processo de encontrar o material nem um pouco mais fácil – a pesquisa levou aproximadamente seis anos e tem dados de observação de vários telescópios, incluindo o VLT e o ESO.

O novo buraco negro tem pelo menos nove vezes a massa do Sol, orbitando ao redor de uma estrela 25 vezes mais massiva que o nosso astro. Buracos negros dormentes são consideravelmente mais difíceis de serem observados que seus primos comuns – isso porque eles não interagem com os elementos à sua volta (daí o “dormente”) e, consequentemente, seu horizonte de eventos é bastante reduzido (isso, quando existente).

“Quando Tomer me pediu para revisar suas conclusões, eu tive minhas dúvidas. Mas não consegui encontrar nenhuma explicação plausível para esses dados que não envolvesse um buraco negro”, disse El-Badry.

A fama da equipe de desmentir descobertas certamente os coloca sob um escrutínio mais acentuado por parte da comunidade científica – mas isso é algo que eles preferem que aconteça. El-Badry afirma que, ao refutar buracos negros, eles advogam por um senso de veracidade maior dentro do meio especializado, então é natural que eles sejam mantidos dentro do mesmo crivo de qualidade.

O paper com a descoberta foi publicado no Nature Astronomy.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Buraco negro é descoberto por time especializado em desmentir buracos negros apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/07/18/ciencia-e-espaco/buraco-negro-e-descoberto-por-time-especializado-em-desmentir-buracos-negros/

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.