18/07/2022 às 11h52min - Atualizada em 18/07/2022 às 15h31min

Pernambucanas capacita novas turmas de sua Oficina Escola e contrata 75% dos alunos formados

Em parceria com SENAI e reforçando suas estratégias de ESG, empresa do varejo brasileiro forma 35 pessoas e fortalece seu projeto de educação, impacto ambiental e inclusão social na comunidade

SALA DA NOTÍCIA NAILSON COSTA
Divulgação
São Paulo, 18 de julho de 2022A Pernambucanas, marca varejista nacional pioneira em inovações, formou as 15ª e 16ª turmas da sua Oficina Escola em um evento realizado no dia 29 de junho em seu Centro de Distribuição em Araçariguama. O programa capacita colaboradores da empresa e pessoas em busca de oportunidades da região em cursos de Marcenaria, Serralheria e Soldagem para a reforma de mobiliários utilizados nas lojas da Pernambucanas e Pefisa, fintech do grupo.

Foram 35 pessoas formadas que receberam o certificado técnico emitido pelo SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e a Pernambucanas. Após a finalização da capacitação, a marca contratou 26 profissionais para ingressarem em seu time. Durante os cursos, os alunos receberam uma bolsa de estudos no valor de R$ 600,00 para que se dedicassem ao programa de aprendizagem. Além dos temas técnicos, a capacitação também contemplou aulas de ética, cidadania, desenvolvimento sustentável, direitos humanos e temas urgentes na sociedade.

O programa atua nos três pilares da sustentabilidade. Na esfera social, oferece a profissionalização e a possibilidade de inserção do profissional no mercado de trabalho, seja na Pernambucanas ou empreendendo. Reduz impactos ambientais, já que permite o reaproveitamento de materiais, a redução das emissões e o consumo consciente de recursos naturais e, por fim, impacta positivamente o viés econômico, pois acelera a economia circular e otimiza os investimentos em novos mobiliários.

“Mais do que a formação dessas pessoas, o projeto possibilita resgatar a dignidade dos cidadãos. É muito gratificante poder, de alguma forma, devolver a autonomia e abrir novas portas de trabalho. A Oficina Escola contribui diretamente com a viabilidade do plano de expansão da companhia e, consequentemente, impacta o desenvolvimento regional onde as novas lojas são abertas. Ou seja, por meio da educação é possível gerar oportunidades e refletir de volta à sociedade”, afirma Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas.



Sobre a Oficina Escola

Em parceria o SENAI, o programa é contínuo com aulas práticas e teóricas, cinco vezes por semana, durante três meses. Criada em 2017, a Oficina já teve 16 turmas de formação e certificou mais de 150 profissionais até hoje. 

Somente em 2021, o programa reformou ou construiu cerca de 130 mil equipamentos como armários, araras, manequins, bancos, mesas, balcões, etc. Hoje, a oficina consegue produzir 70% dos equipamentos de piso e de parede que estão nas mais de 480 lojas da empresa. O mesmo processo acontece com as lojas da Pefisa. Atualmente 80% dos itens dessas unidades já são produzidos pela Oficina Escola.

Outro aspecto importante é o alto impacto da redução das emissões de gases de efeito estufa. A extração de matéria-prima e a geração desordenada de resíduos causa grande impacto nas emissões, mas com o projeto, a companhia consegue abrandá-lo e acompanhar a redução significativa de resíduos, reaproveitando ao máximo os materiais das lojas, otimizando os transportes entre o próprio Centro de Distribuição e as unidades.


Sobre a Pernambucanas
Há 114 anos, a Pernambucanas evolui junto com a família brasileira. Referência no varejo nacional, a companhia tem como marca registrada o pioneirismo e a contribuição para o progresso de diversas cidades do país. Conta com um time de estilistas que identificam as principais tendências mundiais da moda e oferece uma ampla variedade de produtos em moda, beleza, lar, eletroportáteis, telefonia e informática.  Está presente em mais de 330 cidades, em 15 estados e no Distrito Federal, com mais de 480 lojas e cerca de 16 mil colaboradores. Além do varejo, a companhia tem a sua fintech, a Pefisa, braço financeiro do grupo, responsável pelo desenvolvimento e gestão dos produtos como a Conta Digital Pernambucanas, PIX, Carteira Digital, cartões, empréstimo pessoal e seguros. Sempre se reinventando e acompanhando às necessidades de seus clientes, a Pernambucanas oferece uma inovadora plataforma digital de relacionamento em varejo e produtos financeiros, com aplicativos, compra online, tablet (concessão de crédito 100% digital em 7 minutos), emissão instantânea de cartão com chip, atendimento digital e Wi-Fi grátis em todas as lojas.

Facebook: @pernambucanas
Linkedin: @pernambucanas
Instagram: @pernambucanas
YouTube: http://www.youtube.com/pernambucanas
Website: http://www.pernambucanas.com.br

Assessoria de Imprensa Institucional | Edelman
André Moraes | andre.moraes@edelman.com | pernambucanas@edelman.com |
11 99161-4569
 
Pernambucanas
imprensa@pernambucanas.com.br
(11) 3150-8506
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Envie sua sugestão de pauta pelo Whatsapp