18/07/2022 às 09h55min - Atualizada em 18/07/2022 às 10h01min

Projeto exige que DF e municípios forneçam anualmente dados sobre infância e adolescência

Proposta pretende acelerar implantação de sistema nacional de registro preconizado pelo ECA

Política
https://www.camara.leg.br/noticias/883843-projeto-exige-que-df-e-municipios-fornecam-anualmente-dados-sobre-infancia-e-adolescencia/
Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
Discussão e votação de propostas. Dep. Maria Rosas REPUBLICANOS - SP

Discussão e votação de propostas. Dep. Maria Rosas REPUBLICANOS - SP

Deputada Maria Rosas: “A implantação do Sipia tem sido morosa"

O Projeto de Lei 1351/22 exige que os municípios e o Distrito Federal abasteçam anualmente, no mês de maio, o Sistema de Informações sobre a Infância e a Adolescência (Sipia). O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

O Sipia é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A lei já determina que os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente informem o total de recursos recebidos e a destinação, por projeto.

As bases do Sipia são os conselhos tutelares, para o qual se dirigem as demandas sobre violação ou não atendimento dos direitos das crianças e dos adolescentes. Cada localidade deve ter conselho tutelar – órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento do ECA.

“A implantação do Sipia tem sido algo morosa, em especial por força da demora dos municípios nas providências técnicas para interligação ao sistema eletrônico administrado pelo governo federal”, disse a autora da proposta, deputada Maria Rosas (Republicanos-SP). “A ideia é contribuir para acelerar o processo”, afirmou.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/883843-projeto-exige-que-df-e-municipios-fornecam-anualmente-dados-sobre-infancia-e-adolescencia/

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.