17/07/2022 às 14h28min - Atualizada em 18/07/2022 às 00h02min

Como o Sol pode ajudar a nos comunicarmos com alienígenas (se é que eles existem!)

As primeiras imagens científicas do telescópio James Webb frustrou os que esperavam que pudéssemos comprovar a existência de alienígenas

Olhar Digital
https://olhardigital.com.br/2022/07/17/ciencia-e-espaco/como-o-sol-pode-ajudar-a-nos-comunicarmos-com-alienigenas-se-e-que-eles-existem/

As primeiras imagens científicas do telescópio espacial James Webb foram divulgadas na semana passada, mas frustrou os que esperavam que pudéssemos comprovar a existência de alguma civilização alienígena.

Estudantes de pós-graduação em um curso sobre a busca por inteligência extraterrestre no projeto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), na Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, tiveram uma ideia para que essa procura seja mais certeira. Eles sugerem que os sinais de comunicação também podem ser amplificados por meio de lentes gravitacionais e, se isso for realmente viável, o Sol poderia nos ajudar a espionar comunicações extraterrestres.

Veja mais!

“Os humanos usam redes para se comunicar em todo o mundo o tempo todo. Quando você usa um celular, as ondas eletromagnéticas são transmitidas para a torre de celular mais próxima, que se conecta à próxima torre e assim por diante”, disse Nick Tusay, aluno do curso, em comunicado.

Mas como isto funcionaria? Os alunos explicam que as sondas precisariam ser instaladas em posições específicas perto de uma estrela. Assim elas aproveitariam a lente gravitacional da estrela e poderiam ser usadas como pontos de retransmissão para essa rede de comunicações.

Ilustração explica hipótese levantada pelos alunos

Ilustração explica hipótese levantada pelos alunos

Ilustração explica hipótese levantada pelos alunos. Crédito: Dani Zemba/Penn State/Creative Commons

A hipótese foi testada durante uma noite e contou com a ajuda do telescópio Green Bank, que é o maior radiotelescópio orientável do mundo e fica na Virgínia Ocidental, nos Estados Unidos. Ele procurou por transmissões de rádio que pudessem ser retransmitidas de nossos vizinhos estelares mais próximos, localizados no sistema Alpha Centauri.

“Nossa busca foi limitada a uma noite, então qualquer coisa que não estivesse sendo transmitida enquanto estávamos observando não seria captada. Embora nossa busca limitada pudesse perder as sondas existentes se elas não estivessem constantemente transmitindo nessas frequências, este foi um bom teste para ver se esse tipo de busca é possível”, detalhou Tusay.

Leia também!

Macy Huston, outro aluno do curso, afirmou no comunicado que “houveram algumas pesquisas anteriores usando comprimentos de onda ópticos”, mas que eles optaram por usar comprimentos de onda de rádio, “porque o rádio é uma ótima maneira de comunicar informações através do espaço”.

“Os astrônomos consideraram tirar proveito das lentes gravitacionais como uma maneira de construir essencialmente um telescópio gigante para observar planetas ao redor de outras estrelas. Também foi considerado como uma maneira de os humanos se comunicarem com nossas próprias sondas se as enviássemos para outra estrela”, explicou Jason Wright, professor do curso e diretor do The Penn State Extraterrestrial Intelligence Center, no comunicado.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Como o Sol pode ajudar a nos comunicarmos com alienígenas (se é que eles existem!) apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/07/17/ciencia-e-espaco/como-o-sol-pode-ajudar-a-nos-comunicarmos-com-alienigenas-se-e-que-eles-existem/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Envie sua sugestão de pauta pelo Whatsapp