16/07/2022 às 14h43min - Atualizada em 17/07/2022 às 00h01min

Chefe global de segurança anuncia saída do TikTok

Em meio a questionamentos sobre como o TikTok lida com dados de usuários dos EUA, o chefe de segurança global anunciou que deixará o cargo

Olhar Digital
https://olhardigital.com.br/2022/07/16/pro/chefe-global-de-seguranca-anuncia-saida-do-tiktok/

Em meio a questionamentos sobre como o TikTok lida com dados de usuários dos EUA, o chefe de segurança global da empresa, Roland Cloutier, anunciou que deixará o seu cargo.

A saída de Cloutier do TikTok vem pouco depois da empresa admitir que funcionários de fora dos EUA possuem acesso a informações relacionadas a usuários norte-americanos, enquanto a equipe de segurança da rede social nos EUA precisa de “controles e autorizações robustas de cibersegurança” para acessar esses mesmos dados. Cloutier será substituído por Kim Albarella, que já atuava na área de segurança do TikTok.

Leia mais:

Reportagem publicada pelo BuzzFeed News mostrou que engenheiros da ByteDance, empresa-mãe do TikTok, tinham acesso a dados não-públicos de usuários da rede social nos Estados Unidos, levantando questionamentos sobre a segurança desses dados. O TikTok confirmou a reportagem e disse que passou a armazenar essas informações em servidores da Oracle dentro dos EUA, e que estava trabalhando para remover esses dados privados de seus servidores próprios.

O CEO do TikTok, Shou Zi Chew, escreveu um memorando interno para funcionários explicando as alterações no comando da empresa. “Parte da nossa abordagem em evolução visa minimizar questionamentos sobre a segurança de dados de usuários nos EUA, incluindo a criação de um novo departamento que lida com dados dos usuários dos EUA para o TikTok”, disse o executivo.

Representantes do TikTok afirmaram ao The Wall Street Journal que a mudança não foi motivada pelos questionamentos, e sim que ela vinha sendo discutida há meses.

Cloutier, que seguirá no cargo até o dia 2 de setembro, não era o responsável pela supervisão dos dados de usuários norte-americanos. O departamento responsável pela tarefa está sob cuidado direto do CEO Chew.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Chefe global de segurança anuncia saída do TikTok apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/07/16/pro/chefe-global-de-seguranca-anuncia-saida-do-tiktok/

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.