15/07/2022 às 07h53min - Atualizada em 17/07/2022 às 00h01min

Una Lafaiete é contemplada pelo 7° Prêmio Gerdau Germinar

Projeto de extensão é premiado pela categoria Árvore, voltada para o Ensino Técnico e Superior

SALA DA NOTÍCIA Guilherme Silva
Wendel Gomes - Diretor executivo da Gerdau; Francisco de Assis Lafeta Couto - Gerente Geral de Sustentabilidade da Gerdau, Lucas Lenin – Coordenador do Projeto e Rodrigo Ribas – SUPPRI (avaliador)
A sétima edição do Prêmio Gerdau Germinar premiou, nesse ano, diversos projetos ambientais inovadores, das escolas mineiras. Na categoria Árvore, voltada para instituições de Ensino Superior e Técnico, o projeto de extensão “Ressignificação de espaços ociosos no município de Conselheiro Lafaiete para produção de hortaliças e plantas medicinais”, da Una Lafaiete, integrante do Ecossistema Ânima Educação, foi contemplado.

O objetivo do projeto é buscar uma agricultura mais sustentável, contribuir para a soberania alimentar e reduzir a desigualdade, seguindo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Sob a coordenação do professor do curso de Agronomia da Una Lafaiete, Lucas Lenin Resende Assis, o projeto realizará oficinas de capacitação para a população local, com o objetivo de produzir e fazer a manutenção dos espaços.

” Esse é um projeto piloto numa área no bairro São João - Linhazinha, cedido pela prefeitura. Buscamos por meio dessa iniciativa, envolver a comunidade e tornar o espaço uma área de lazer, que atualmente o bairro não possui. Com toda certeza a população não só terá acesso às plantas (principalmente as medicinais) assim como participarão de todo o processo de plantio, inclusive o pós colheita”, explica.

A proposta é implantar uma horta orgânica e um espaço de socialização, que será utilizado como ferramenta para diminuir problemas sociais graves. Além disso, o projeto pretende fomentar as aulas práticas dos alunos dos cursos da agronomia e da saúde. “Um dos objetivos é atuar como modelo na implementação de espaços verdes, similares, em outras localidades subutilizadas, dentro da cidade e em outros municípios”, completa.

A aluna do curso de agronomia e integrante do projeto, Tamara Moura, aponta que a iniciativa possibilita aos alunos colocar em prática o que é visto na teoria, além poder contribuir com a comunidade. “Percebemos as dificuldades diárias dos pequenos produtores e com o auxílio dos professores e especialistas da área, também, podemos contribuir com a comunidade, de modo que se tenha uma produção mais orgânica, sustentável e eficiente”, diz.

Segundo o coordenador o número de participantes do projeto ainda é incerto, mas o objetivo é envolver o maior número de pessoas possível. Além dos acadêmicos da Una Lafaiete, estão convidados a participar toda a população, associação de bairro, residentes no bairro e entorno, bem como especialistas. O início das atividades está previsto para o mês de agosto.

Sobre o Prêmio Gerdau Germinar


Com o tema “A inovação na Prática da Educação Ambiental”, o 7º Prêmio Gerdau Germinar revelou os vencedores no dia 12/07, no Biocentro, em Ouro Branco. Os projetos foram elaborados pelos educadores com apoio de alunos, pais de instituições de ensino públicas e privadas em Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Ouro Preto (especialmente os distritos de Mota e Miguel Burnier), Moeda e Itabirito, além de membros das comunidades.

De acordo com Fernanda Montebrune, analista de Desenvolvimento Ambiental do Gerdau Germinar, a atuação da empresa para promover a sustentabilidade tem sido fortalecida por meio das atividades do Programa Gerdau Germinar. “Independente da premiação, todos são vencedores. Alunos e professores deixarão um legado definitivo para a comunidade, com iniciativas que buscam soluções diferenciadas e criativas. O mais importante é a formação de uma geração mais consciente do seu papel na preservação do meio ambiente”.

Sobre a Una

Com 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2021 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, diversidade, acessibilidade e empregabilidade.

Quer saber mais sobre a Una, acesse:

www.una.brhttps://www.una.br/unidades/lafaiete/

 Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de 'Transformar o Brasil pela Educação', a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 310 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 400 polos educacionais por todo o Brasil.

Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2021, a Ânima conquistou o 1º lugar no setor serviços e ficou na 45ª posição no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação –parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Além disso, foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Envie sua sugestão de pauta pelo Whatsapp