15/07/2022 às 15h32min - Atualizada em 17/07/2022 às 00h00min

Hetrin realiza treinamento sobre Farmacovigilância

A ação foi realizada para reforçar os protocolos de segurança em relação ao uso de medicamentos

SALA DA NOTÍCIA ECCO Escritorio de Consultoria em Comunicação Ltda
https://ecco.inf.br/
Foto: Divulgação
O Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) -unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) - realizou um treinamento com toda equipe multidisciplinar da unidade, composta por enfermeiros e técnicos de enfermagem, sobre Farmacovigilância. O intuito da ação foi reforçar os protocolos de avaliação, compreensão e previsão de efeitos adversos ou qualquer problema relacionado ao uso de medicamentos.

O treinamento/protocolo foi desenvolvido pela coordenadora da Farmácia Jessyca Bessa e apresentado pelos farmacêuticos Álvaro alves Pereira, Amanda Natália da Silva, Andressa dos Santos Barcelos e Jordana Carla Costa da Silva. Durante a ação, os palestrantes falaram um pouco mais sobre a identificação das causas dos eventos adversos (definitiva, provável, duvidosa/improvável e condicional) e a gravidade das intercorrências derivadas do uso de medicamentos (leve, moderada ou grave). Além disso, a profissional reforçou a importância da notificação imediata e detalhada do evento adverso para os demais colaboradores da área. A ação visa a investigação e a resolução do caso de maneira mais rápida e eficaz para garantir a segurança do paciente.

Os medicamentos estão sujeitos a uma avaliação rigorosa de eficácia, qualidade e segurança, prevista pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Entretanto, algumas reações adversas a medicamentos (RAM), muitas vezes raras e/ou graves, somente são identificadas após o primeiro uso ou por um longo período de tempo de consumo. Por isso, é de extrema importância a vigilância pós-comercialização, papel da Farmacovigilância, que realiza o monitoramento constante dos medicamentos.

A área preza pela proteção dos usuários de eventuais danos causados pelo uso inicial e/ou contínuo, por meio da identificação precoce dos riscos - o que garante maior segurança dos pacientes.


Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgências de Trindade (Hetrin)
Camila Braunas – camila@ecco.inf.br



 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.