15/07/2022 às 17h45min - Atualizada em 16/07/2022 às 16h01min

ABDA recebe troféu Destaque Solidariedade no Prêmio Atenção 2022

Associação foi premiada por seu trabalho junto a crianças e adolescentes desde 2010 em Bauru

SALA DA NOTÍCIA Sheila Junqueira - Assessoria de comunicação ABDA
https://abdabauru.com.br/projetosocial-premioatencao-2022
Social Bauru

A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) foi um dos ganhadores do Prêmio Atenção 2022. A entidade foi destaque na categoria Solidariedade e recebeu o troféu que levou nome da falecida advogada Marizabel Ghirardello, referência na luta pelos direitos da mulher.

A premiação organizada pela Revista Atenção, de Bauru (SP), foi realizada na noite desta quinta-feira (14/7), no Alameda Hall. Estiveram presentes representando a ABDA diversos colaboradores de todas as áreas de atuação da instituição, desde as piscinas e pistas de atletismo até a música e equipe multidisciplinar. O coordenador geral Vinicius Marques e a assistente social Maria Raunith dos SantosSubiram ao palco para receber o troféu das mãos de Bemjamin Laurentino Cordeiro (atleta da ABDA) e João Laurentino, diretor da Carsten Serviços.

A premiação, considerada pelas mídias locais um dos maiores eventos empresariais do interior do Estado, foi prestigiada por cerca de 600 pessoas. Uma grande festa premiou diversas empresas e setores da sociedade bauruense pelo seu desempenho e atuação na cidade. Além da cerimônia de entrega dos troféus e homenagens, a festa contou com jantar completo e show com a banda de rock clássico XYZ. “É gratificante demais termos o nosso trabalho reconhecido e premiado. Uma honraria como essa nos impulsiona a cada vez mais atuar para transformar a sociedade, com humildade, persistência e fé, a fim de proporcionar um futuro digno a nossos pequenos cidadãos”, afirmou Cláudio Zopone, fundador e mantenedor da ABDA.

Ao final da cerimônia, todos os premiados e homenageados posaram para uma foto coletiva

+ VEJA MAIS fotos da ABDA no Prêmio Atenção na GALERIA

Por um mundo melhor - A ABDA é fruto do sonho dos empresários Cláudio e Júnior Zopone de proporcionar um futuro melhor a crianças por meio do esporte. A ideia começou a ganhar forma em 2010, com apenas algumas crianças vindas de escolas públicas e instituições filantrópicas. No dia 15 de janeiro de 2011, foi fundada a ABDA. De lá para cá, o que era apenas sonho passou a ser um projeto que transforma a realidade de muitas crianças, adolescentes e suas famílias, chegando hoje a mais de 8.000 atendidos.

No esporte, a ABDA conta com as modalidades natação, polo aquático e atletismo. A fim de ampliar ainda mais a atuação do projeto, foram também introduzidas atividades para pessoas com necessidades especiais (PCD) por meio da paranatação e do atletismo ACD, cujos participantes têm tido uma evolução incrível e se destacado no esporte.

Em Bauru, a ABDA possui atividades nas piscinas da Arena (sede da entidade), Sociedade Hípica de Bauru, Bauru Tênis Clube (BTC), Centro (antiga Multicobra e BTC) e Associação Desportiva da Policia Militar (ADPM-Geisel). Para o atletismo, usa pistas do Campo do Oriente, no Jardim Petrópolis, e do Estádio Milagrão.  

A ABDA atualmente é destaque nas categorias de base das modalidades nas quais atua, acumula títulos de campeão e tem dezenas de atletas convocados para atuarem pela Seleção Brasileira em competições internacionais.

Rio e Pederneiras - Além das atividades em Bauru, onde atende cerca de 5.500 crianças, no Rio de Janeiro (RJ), a ABDA tem mais de 2.500 frequentadores. Na capital fluminense, em parceria com o governo do Estado, a ABDA iniciou as atividades em 2018, após realizar reforma completa do Parque Aquático Júlio Delamare que estava completamente abandonado.

Em 2021, graças a uma parceira com a Prefeitura Municipal de Pederneiras, a ABDA abriu uma unidade na cidade, no Centro de Lazer “Camel Al-Haj” que foi totalmente reformado pela ABDA, incluindo o aquecimento da piscina. Todo o custeio mensal da unidade é de responsabilidade da Prefeitura e a ABDA oferece coordenação e metodologia aos professores que ensinam natação e polo aquático para as cerca de 450 crianças atendidas no local.

ABDA Filarmônica - Na música, em Bauru, desde 2017, são ministradas aulas na ABDA Filarmônica, com propósito de formar uma orquestra. A divisão musical da entidade, mantida em parceria com o escritório de advocacia Abramides Gonçalves, oferece aulas de musicalização, coral infantil e juvenil, piano, cordas, violão, percussão e instrumentos de sopro. As aulas ocorrem em dois andares do prédio do Teatro Edson Celulari do Grupo Preve, cedido neste ano de 2022 de forma benemérita à ABDA Filarmônica, que realizou adequações no local.

Atividades extras e equipe multidisciplinar - As crianças contam ainda com sala de informática, aulas extras de reforço escolar, inglês e grupo de leitura. Recebem também atenção especial de assistente social e dentistas. Os atletas de alto rendimento contam com apoio de uma equipe multidisciplinar formada por médica, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogas e toda infraestrutura e incentivo para se desenvolverem e conquistarem um futuro digno.

A diretoria da ABDA oferece, anualmente, bolsas de estudos para atletas que por mérito conquistam essa possibilidade. A escolha é feita com base nos critérios de dedicação, comprometimento, bom comportamento, sociabilidade e também desempenho esportivo. Em 2022, a ABDA conta com 100 atletas bolsistas, sendo 60 estudantes universitários, 21 deles no primeiro ano da faculdade. Mais de 10 atletas já se formaram e hoje atuam no mercado de trabalho em suas profissões.

Impacto social - Graças ao trabalho da ABDA em Bauru, que tira crianças e adolescentes de um contexto social desfavorável, até índices de criminalidade tiveram uma redução. Em 2018, segundo dados do Atlas da Violência Urbana, Bauru liderou o ranking de cidade menos violenta com mais de 300 mil habitantes em todo o Brasil. Famílias viram sua realidade transformada, com novos horizontes para seus filhos. Muitos deles se tornaram atletas de alto rendimento, conquistaram medalhas, receberam convocações para seleção brasileira, representando o país até no Exterior.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Envie sua sugestão de pauta pelo Whatsapp