15/07/2022 às 17h47min - Atualizada em 16/07/2022 às 00h01min

Veja a diferença entre as fotos do James Webb e do Hubble utilizando este site

Para mostrar a evolução do Webb, sucessor espiritual do saudoso telescópio Hubble, um site permite comparar as imagens registradas

Olhar Digital
https://olhardigital.com.br/2022/07/15/ciencia-e-espaco/veja-a-diferenca-entre-as-fotos-do-james-webb-e-do-hubble-utilizando-este-site/

No começo da semana a divulgação das primeiras fotos do telescópio espacial James Webb deu uma pequena amostra das descobertas que esse equipamento pode fazer. Para mostrar a evolução do sucessor espiritual do saudoso telescópio Hubble, um site permite comparar as imagens registradas pelos dois.

A primeira foto do James Webb foi divulgada com bastante pompa pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. A imagem mostra um enorme aglomerado de galáxias e também foi fotografada pelo irmão mais velho do telescópio, com bem menos definição. No mesmo dia, as duas fotos já estavam sendo comparadas por entusiastas e astrônomos do mundo todo. 

Para mostrar a diferença entre as fotos dos dois telescópios, o físico e desenvolvedor, John Christensen, criou um site que divulga os registros feitos pelos equipamentos. O site mostra, de forma bastante clara, as mudanças entre os registros da Nebulosa Carina, do Anel do Sul e, claro do aglomerado SMACS 0723. O Quinteto de Stephan não teve registros feitos pelo Hubble. Confira aqui.

James Webb e o Hubble

Apesar das fotos impressionantes, essa é só a ponta do iceberg do que pode ser feito pelo James Webb. De acordo com a agência, o telescópio espacial pode registrar imagens de até 13 bilhões de anos luz de distância com sua tecnologia infravermelha. 

Leia mais:

O telescópio espacial James Webb é o sucessor espiritual do Hubble, o mais famoso e longevo telescópio que a humanidade levou ao espaço. Originalmente lançado em abril de 1990, o Hubble foi responsável por inúmeras descobertas que, hoje, são de conhecimento comum para qualquer entusiasta da astronomia.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Veja a diferença entre as fotos do James Webb e do Hubble utilizando este site apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/07/15/ciencia-e-espaco/veja-a-diferenca-entre-as-fotos-do-james-webb-e-do-hubble-utilizando-este-site/

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.