15/07/2022 às 17h58min - Atualizada em 16/07/2022 às 00h01min

Segurança das urnas eletrônicas será testada por pesquisadores da USP

Pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo realizarão testes nas urnas eletrônicas entre os meses de julho e agosto

Olhar Digital
https://olhardigital.com.br/2022/07/15/seguranca/urnas-eletronicas-passarao-por-testes-de-pesquisadores-da-usp/

Pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) realizarão testes nas urnas eletrônicas entre os meses de julho e agosto. O procedimento acontecerá a partir de um conjunto de testes e análises a fim de garantir a segurança nas eleições de 2022

Os testes acontecem pelo convênio firmado entre a USP e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para conferir a segurança e confiabilidade do hardware das urnas eletrônicas modelo 2020 (UE 2020). Estudantes tentarão realizar ataques hackers no conjunto de softwares que dão funcionamento no processo de votação e também ao equipamento (hardware). 

“Eles vão executar os testes que já foram feitos em todos os Testes Públicos de Segurança e mais alguns que julguem necessários para poder verificar a segurança do modelo 2020”, diz Rafael Azevedo, coordenador de Tecnologia Eleitoral do Tribunal.

Leia mais:

De acordo com a Corte Eleitoral, o modelo de 2020, que será utilizado nas eleições de 2022, passou por melhorias em relação ao modelo de 2015 (UE 2015), o que dificulta a adulteração ou quebra de sigilo durante o voto.

Em maio deste ano, as urnas eletrônicas passaram pela sexta edição do Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação (TPS), realizado pelo TSE e Polícia Federal. No fim dos testes não foi identificada violação no sistema eleitoral.

urna eletrônica biometria eleições

urna eletrônica biometria eleições

Estudantes vão testar o sistema de segurança das urnas eletrônicas. Imagem: rafapress/Shutterstock

O que é o TPS?

O Teste Público de Segurança já faz parte do calendário eleitoral desde 2009. A medida, segundo o TSE, é um dos principais marcos no processo de desenvolvimento dos sistemas eleitorais. 

Normalmente, a bateria de testes costuma ocorrer no ano que antecede o pleito. A edição de agora foi realizada no Centro de Divulgação das Eleições (CDE), localizado no edifício-sede do TSE, em Brasília.

Essa edição foi a maior já realizada, com recorde de inscritos e mais tempo para execução dos planos para verificação dos códigos-fonte da urna eletrônica. O TPS atual contou com a participação de 26 especialistas em Tecnologia e Segurança da Informação.

Imagem: rafapress/ Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Segurança das urnas eletrônicas será testada por pesquisadores da USP apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/07/15/seguranca/urnas-eletronicas-passarao-por-testes-de-pesquisadores-da-usp/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Envie sua sugestão de pauta pelo Whatsapp