15/07/2022 às 18h17min - Atualizada em 16/07/2022 às 00h01min

Afinal, você sabe dizer o que é a meleca do nariz?

É saudável enfiar o dedo no nariz? Saiba como a meleca é formada nas narinas e quais os riscos de retirá-la da maneira incorreta

Olhar Digital
https://olhardigital.com.br/2022/07/15/medicina-e-saude/afinal-voce-sabe-dizer-o-que-e-a-meleca-do-nariz/

Uma das primeiras coisas que descobrimos quando somos crianças é que os dedos indicador e mínimo cabem perfeitamente nos buracos das narinas. Mais ou menos ao mesmo tempo, descobrimos que isso pode ser bastante útil para retirar uma espécie de meleca que se acumula no nariz, e também que não é algo muito bem aceito socialmente por ser, digamos, nojento.

Porém, muita gente quando está sozinha, tomando banho ou na companhia de pessoas com quem se tem intimidade, acaba colocando o dedo no nariz e retirando um pouco de meleca. Isso é algo natural para os humanos e outros primatas, mas você já parou para se perguntar o que diabos é aquilo que se acumula no fundo das narinas?

O que é a ‘catota’?

Diariamente, um adulto realiza cerca de 22.000 ciclos respiratórios (inspira e expira), durante todos esses ciclos, o muco que forma a meleca de nariz constrói um filtro biológico, que tem a função de capturar poeira e outros materiais potencialmente prejudiciais, antes que eles entrem nas nossas vias aéreas.

Caso entrem de fato nas nossas vias aéreas, esses materiais podem causar problemas sérios, como inflamações, asma e doenças pulmonares no longo prazo. Para evitar isso, células conhecidas como caliciformes geram muco, que também estão ali para “prender” vírus e bactérias.

Leia mais:

No fim das contas, a poeira e tudo que ela traz, micróbios, vírus e bactérias capturadas pelo muco acabam sendo engolidos junto com a meleca do nariz, que escorre pela garganta. Normalmente, isso não é um problema, mas pode aumentar a exposição a alguns materiais, como é o caso do chumbo.

Eu posso cutucar o nariz?

influenza gripe

influenza gripe

Maneira ideal de se limpar o nariz é com um lenço descartável e as mãos devidamente higienizadas. Imagem: Shutterstock

Então, o ato de cutucar o nariz para tirar a meleca pode ser benéfico? A resposta é não! Algumas bactérias, como a Staphylococcus aureus, utilizam um meio chamado transporte nasal para se espalharem. Essa bactéria em específico, que é bastante resistente a antibióticos, pode causar infecções que vão de leves a graves.

Ao cutucar o nariz, é possível tanto levar essas bactérias do ambiente para o nariz como o caminho inverso. Ou seja, este hábito pode levar germes para dentro do corpo ou para o ambiente. Além disso, há também o risco de causar ferimentos dentro das narinas, o que pode facilitar a infecção por outros tipos de bactérias.

Em suma, a melhor maneira de se livrar do muco e da meleca do nariz é com as mãos devidamente higienizadas e com o auxílio de um lenço de papel ou papel higiênico, que deve ser descartado adequadamente em uma lixeira e lavar as mãos novamente depois deste processo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Afinal, você sabe dizer o que é a meleca do nariz? apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/07/15/medicina-e-saude/afinal-voce-sabe-dizer-o-que-e-a-meleca-do-nariz/

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.