14/07/2022 às 05h53min - Atualizada em 14/07/2022 às 06h00min

Anvisa aprova uso da CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos

Uso da CoronaVac em crianças de 3 a 5 anos foi aprovada após apresentação de dados complementares pelo Instituto Butantan

Olhar Digital
https://olhardigital.com.br/2022/07/14/coronavirus/anvisa-aprova-uso-da-coronavac-para-criancas-de-3-a-5-anos/

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da vacina CoronaVac em crianças a partir de três anos. A aprovação foi dada apenas para crianças que não sejam imunocomprometidas, ou seja, pacientes de câncer, HIV/Aids ou transplantadas. O intervalo entre as duas doses será de 28 dias.

A CoronaVac foi aprovada para crianças entre três e cinco anos por unanimidade pela diretoria colegiada da Anvisa, seguindo recomendação da Gerência-Geral de Medicamentos (GGMED) da agência. A decisão foi embasada em estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Butantan e entidades internacionais.

Sem previsão de aplicação

Marcelo Queiroga, ministro da Saúde

Marcelo Queiroga, ministro da Saúde

Inicio da aplicação depende de um aval do Ministério da Saúde. Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

Ainda não há uma previsão sobre a data de início da aplicação da vacina nesta faixa etária, a decisão sobre a adição da vacina para crianças ao plano nacional de vacinação cabe ao Ministério da Saúde, que ainda não apresentou uma estimativa de data para o início da imunização.

Leia mais:

O uso emergencial da CoronaVac em crianças e adolescentes de seis a 17 anos foi aprovado pela Anvisa em janeiro de 2022. O pedido de ampliação para uso do imunizante foi feito pelo Instituto Butantan em janeiro de 2021, mas a agência rejeitou o pedido por insuficiência de dados.

Dados foram apresentados na última sexta-feira

O mesmo ocorreu com a ampliação do uso para crianças de três a cinco anos, que foi pedido inicialmente em março deste ano, mas não foi aprovado após o primeiro pedido porque, de acordo com a Anvisa, eram necessários mais estudos. Os dados foram enviados na última sexta-feira (8) e aprovados já nesta quarta-feira (13).

A gerente-geral de Farmacovigilância (GFARM) da Anvisa, Helaine Capucho, defendeu a criação de um plano de comunicação de riscos para o uso da CoronaVac em crianças de três a cinco anos, visando o monitoramento de possíveis efeitos adversos.

Via: Correio Braziliense e O Globo

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Anvisa aprova uso da CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/07/14/coronavirus/anvisa-aprova-uso-da-coronavac-para-criancas-de-3-a-5-anos/

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.