13/07/2022 às 18h08min - Atualizada em 14/07/2022 às 00h01min

Existe chance de um foguete cair em você durante a reentrada na Terra? Pesquisa indica que sim

Já imaginou ser atingido por um foguete que está caindo do espaço durante a reentrada na Terra? Pode parecer algo impossível, e de fato é bastante improvável

Olhar Digital
https://olhardigital.com.br/2022/07/13/ciencia-e-espaco/existe-chance-de-um-foguete-cair-em-voce-durante-a-reentrada-na-terra-pesquisa-indica-que-sim/

Já imaginou ser atingido por um foguete que está caindo do espaço durante a reentrada na Terra? Pode parecer algo impossível, e de fato é bastante improvável, mas com o aumento constante dos lançamentos espaciais e cada vez mais empresas envolvidas no processo de lançamentos de naves e satélites, essa probabilidade aumenta. 

Uma pesquisa publicada na Nature e conduzida por cientistas da Universidade da Colúmbia Britânica indica que há 10% de chance de alguém ser atingido por um foguete descontrolado em sua reentrada na Terra na próxima década. É uma chance bem pequena, é verdade, mas ela existe e é maior em áreas com maior densidade populacional e, não necessariamente onde existem lançamentos frequentes.

Leia também

O estudo conduzido por Michael Byers considera essa possibilidade caso as práticas atuais da indústria espacial sejam mantidas. Além disso, a análise mostra que o hemisfério sul deve sofrer com um grande número de lixo espacial, mesmo que a maior parte dos lançamentos não ocorram nesta parte do globo.

Risco de ser atingido por um foguete

“É um risco estatisticamente baixo, mas não desprezível e está aumentando – e é totalmente evitável”, explica. A análise conclui que para os últimos 30 anos de lançamentos, cidades como Jacarta, Indonésia, Cidade do México e Lagos tiveram pelo menos três vezes mais chances de serem atingidas por lixo que veio do espaço do que cidades dos Estados Unidos como Nova York, por exemplo.

“O risco em nível individual é muito, muito pequeno… no entanto, se você mora em uma cidade densamente povoada a 30 graus de latitude norte, então deve ser mais preocupante para você”, diz o pesquisador, segundo o The Verge.

A parte boa é que, apesar do risco ser baixo, ele não deve aumentar muito no futuro, já que as práticas espaciais estão se adequando a isso. “A prática geral em relação à aviação é maximizar a segurança. E acreditamos que a mesma abordagem deve ser adotada para lançamentos”, conclui Byers sobre os foguetes.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Existe chance de um foguete cair em você durante a reentrada na Terra? Pesquisa indica que sim apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/07/13/ciencia-e-espaco/existe-chance-de-um-foguete-cair-em-voce-durante-a-reentrada-na-terra-pesquisa-indica-que-sim/

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.