13/07/2022 às 12h32min - Atualizada em 14/07/2022 às 00h01min

Governança e inovação caminham de mãos dadas

GoNext Conference mostra como o G do ESG se conecta com o potencial inovador

SALA DA NOTÍCIA IEME Comunicação
Divulgação

Líderes de grandes empresas precisam ser provocados para que o trabalho dessas organizações não seja estagnado, sobretudo em tempos de disrupturas culturais, novos formatos de trabalho e novos meios para empreender e crescer. Para gerar essa provocação e mostrar como governança e inovação caminham juntas, a GoNext Governança & Sucessão promoveu o GoNext Conference, no fim de junho, com palestrantes importantes do mercado.

“A ideia foi reunir presidentes de conselhos, CEO´s, herdeiros e sucessores para trazer provocações e oportunidades para a alta gestão das empresas familiares. Muitos empresários não sabem como investir e dar continuidade nos negócios. Abrir possibilidades de oportunidade no mercado atual e fazer entender que vários negócios podem estar no mesmo ecossistema foi uma das intenções da iniciativa”, afirma Eduardo Valério, conselheiro e fundador da GoNext.

Nutrindo um ecossistema de inovação

Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, levou aos gestores empresários o tema “Ecossistema – Inovação, Cultura e Talentos”. Para ela, a maior lição sobre as possibilidades de um ecossistema de inovação não tem a ver com começar do zero, mas escutar, observar e acolher o entorno.

“Ninguém faz a transformação sozinho, ninguém faz inovação sozinho. É por essa natureza coletiva que a inovação está diretamente conectada às demandas sociais. O crescimento econômico está conectado ao desenvolvimento social e cultural. Se não trouxermos todos para o mesmo barco, não teremos os talentos preparados para negócios mais tecnológicos e inovadores como nós precisamos”, destacou.

Inspiração e controle do processo de inovação

“Motivação para Inovar: o irreversível” foi o tema que Jacson Fressato, presidente do Instituto Laura Fressato, entregou aos participantes. “Se você precisa inovar agora, você está atrasado. Inovação é resultado de algo que já começou”, provocou.

Para o sucesso da inovação, Fressato destacou a importância da Governança Corporativa. “A Governança está conectada ao sucesso. Para se manter no controle do valor que a empresa entrega, é preciso ter um gestão competente e treinada para os desafios reais do negócio, e a governança proporciona isso”, destacou.

Em 2010, focado nos estudos de Data Analytics e Machine Learning, Jacson transformou uma experiência pessoal em seu propósito de vida, criando o primeiro robô cognitivo gerenciador de riscos do mundo. “Meu propósito foi hackear o sistema de saúde, conectando o paciente certo nas mãos do especialista certo. Não se pode digitalizar o cuidado, mas se pode empoderar os médicos a tomar decisões que salvam vidas”, contou.  

Hoje, o robô Laura já realizou mais de 12 milhões de atendimentos e já ajudou a salvar mais de 60 mil pessoas, acelerando em 10 horas a tomada de decisão médica.

Crescer crescer e crescer
Com a palestra “Cultura do Crescimento Exponencial”, Márcio Pacheco, CEO na PhoneTrack, mostrou como empresas bem-sucedidas no mercado se tornaram referência em inovação por meio de uma cultura aberta a testes, experiências e validações.

No caso das empresas tradicionais que querem viver uma cultura de inovação, Pacheco apresentou caminhos práticos para aprender a se relacionar com as startups que já estão transformando o mercado. Parcerias comerciais, base de fornecedores e até M&A (Fusões e Aquisições), foram alguns exemplos.

“A ideia é levar a seguinte pergunta para dentro do seu negócio: podemos correr riscos e ser vulneráveis nessa equipe sem nos sentirmos inseguros ou envergonhados? Isso é segurança psicológica. A principal característica de uma empresa inovadora é uma mentalidade diferente, capaz de construir um ambiente onde pessoas se sintam confortáveis para criar coisas novas”, explicou.

 

Sobre a GoNext Governança & Sucessão: consultoria especializada na implantação do sistema de governança corporativa e sucessão em empresas familiares. Fundada em 2010, atua com metodologia exclusiva para a profissionalização, elaborada a partir da experiência adquirida em aproximadamente 200 projetos atendidos no Brasil e nos EUA. A equipe de consultores desenvolve planejamento personalizado, de forma integrada aos objetivos e necessidades de cada cliente. A GoNext foi fundada pelo CEO Eduardo José Valério, com mais de 25 anos de experiência como executivo, tendo atuado como C-Level de grandes companhias brasileiras. https://gonext.com.br/ 


Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.