13/07/2022 às 08h13min - Atualizada em 14/07/2022 às 00h01min

Concurso do UniCuritiba distribui bolsas de estudo de até 100% para graduação

Prova será on-line no dia 16/07 e inscrições são gratuitas no site da instituição

SALA DA NOTÍCIA Mem Comunicação
unicuritiba.com.br
Divulgação | UniCuritiba
O percentual de jovens entre 25 e 34 anos que concluíram o ensino superior no Brasil gira em torno de 20%, um índice bem abaixo dos 44% verificado em países que integram a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Nos Estados Unidos, por exemplo, o percentual fica em 49%.

Para facilitar o acesso dos brasileiros à graduação, o UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das maiores organizações de ensino superior do Brasil – realiza no dia 16/07 o Concurso de Bolsas, com prova online. Para participar, os candidatos devem se inscrever em https://unicuritiba.com.br/vestibular/. O Centro Universitário oferece mais de 40 cursos de graduação, com possibilidade de bolsas de estudo de até 100%.

O supervisor do Núcleo de Pesquisa e Extensão do UniCuritiba, professor Jorge Augusto Feldens, lembra que decidir o futuro profissional nem sempre é uma tarefa fácil, mas ter o acesso facilitado, com redução no valor da mensalidade, ajuda muito quem já escolheu o curso. “Para escolher o curso é importante que os jovens tenham informações sobre as carreiras de maior interesse. É importante saber detalhes sobre as profissões, as áreas de atuação e as opções que o mundo do trabalho oferece.”

Ensino superior no Brasil

De acordo com o Mapa da Educação Superior 2022 divulgado recentemente pelo Semesp com base no Censo da Educação Superior 2020, o curso de Direito está entre os que têm o maior número alunos matriculados na rede privada.

Psicologia subiu da quarta para a segunda posição, com aumento de 3,1% nas matrículas. Ainda de acordo com a instituição que representa as mantenedoras de ensino superior no Brasil, na rede pública a liderança fica por conta dos cursos de Pedagogia e Direito.

De 2019 para 2020, o total de matrículas no ensino superior cresceu 0,9%, o que representa 50% a menos do que no período anterior. O dado compromete a taxa de escolarização líquida brasileira, que é de 17,8%. O indicador mede a proporção de pessoas de 18 a 24 anos que frequentam o ensino superior em relação à população dessa faixa etária.

Vai tentar uma bolsa no UniCuritiba? Professores dão dicas

Além de oferecer bolsas de até 100% para os candidatos com melhor desempenho no Concurso de Bolsas, o UniCuritiba preparou algumas dicas. Segundo os professores Daniela Jungles e Guilherme Alcântara Ramos, do curso de Psicologia, o primeiro ponto é controlar a ansiedade. “A ansiedade exacerbada se mostra de várias maneiras, como alto estresse nos exames, ataques de pânico antes das avaliações, perfeccionismo exagerado no estudo ou enxaquecas, distúrbios digestivos, dificuldades para dormir e outros problemas”, alertam os especialistas.
Outras dicas são:
 
  • Equilibre os preparativos para as provas. Use estratégias que intercalem estudos com outras atividades sociais, de lazer e práticas esportivas.
 
  • Não faça maratonas de estudo de 10h ou 12h. É melhor estudar um pouco todos os dias, por um período mais curto. Reserve os finais de semana de folga.
 
  • Mantenha a prática de exercícios físicos regulares. Ainda que a agenda de estudos seja cheia, os cuidados com o corpo garantem a saúde mental.
 
  • Alimentação balanceada e boas noites de sono ajudam na energia necessária para as rotinas de estudo.
 
  • Ficar dedicado somente aos estudos aumenta o estresse. Reserve tempo para os amigos e familiares. Boa saúde mental traz possibilidades de exercer melhor as competências intelectuais.
 
  • Não deixe para pensar nas estratégias de controle da ansiedade somente na hora da prova. Você pode exercitar o autocontrole ao longo de todo o ano. Organização e planejamento nos estudos é um bom começo.
 
  • Sempre que se sentir excessivamente ansioso, pratique a respiração de quatro tempos. Inspire o ar contando até cinco, segure o ar nos pulmões por cinco segundo, expire contando até cinco e segure o pulmão vazio por mais cinco segundos.
 
  • O exercício de respiração pode ser feito diariamente e, é claro, antes e durante a prova, sempre que você perceber que a respiração está ofegante, a sudorese está aumentando e o ritmo cardíaco, acelerado.
 
  • No dia anterior à prova, não exagere nas horas de estudo. Confie em você e na sua dedicação prévia. Revise no máximo alguma questão específica. Ninguém se sai bem quando está exausto. Esteja descansado para o vestibular.
 
  • Antes de iniciar a prova, faça a respiração de quatro tempos e só então inicie as questões. Se perceber que os níveis de ansiedade estão subindo durante a prova, pare tudo e refaça o exercício respiratório.
 
  • No dia da prova (e na noite anterior), faça refeições leves. Alguns alimentos como carne vermelha, por exemplo, são de difícil digestão. Exercícios físicos devem ser moderados. Prefira atividades de relaxamento.
 
  • Certifique-se de que está com todos os documentos necessários para apresentar na hora da prova, leve caneta, máscaras (no caso de provas presenciais), água e um lanche leve.

SERVIÇO
O quê: Concurso de Bolsas do UniCuritiba, com bolsas de até 100%
Quando: 16/07
Onde: online
Inscrições em https://unicuritiba.com.br/vestibular/
 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.