10/07/2022 às 10h57min - Atualizada em 11/07/2022 às 00h52min

“Bateria de areia”? Solução é mais barata e pode armazenar energia por meses

A startup finlandesa Polar Night Energy descobriu que a areia pode ser o ingrediente secreto para o armazenamento energético

Olhar Digital
https://olhardigital.com.br/2022/07/10/ciencia-e-espaco/bateria-de-areia-solucao-e-mais-barata-e-pode-armazenar-energia-por-meses/

Quando você pensa em soluções de energia, pode não imaginar 100 toneladas de areia de construção empilhadas dentro de um enorme silo.

Entretanto, a startup finlandesa Polar Night Energy descobriu que a areia pode, sim, ser o ingrediente secreto para o armazenamento energético.

Como a “bateria de areia” funciona?

Primeiro, um container de aço de 4×7 metros é preenchido com centenas de toneladas de areia que, sem seguida, é aquecida com energia eólica ou solar e armazenada por meses. É, efetivamente, uma bateria de areia gigante.

Embora a energia eólica e solar sejam extremamente úteis, elas oferecem apenas energia intermitente. Ou seja, não pode ser armazenada em sua forma original e, por isso, só é transformada em eletricidade enquanto o recurso estiver disponível no sistema de geração.

Por outro lado, a areia é durável e barata e pode armazenar muito calor sem dissipação a uma temperatura de cerca de 500 a 600 graus Celsius. Isso significa que, uma vez aquecido, o silo pode permanecer quente por meses com intervenção mínima.

Especificamente, o sistema pode descarregar um máximo de 100kW de energia térmica e tem uma capacidade total de energia de 8MWh.

A bateria de areia da empresa está atualmente atendendo o distrito de Kankaanpää, na Finlândia, mantendo casas, escritórios, fábricas e a piscina pública local aquecidos.

Startup produz energia em silo cheio de areia. Imagem: Polar Night Energy

Como nasceu a “bateria de areia”?

A Polar Night Energy foi fundada em 2016 por dois jovens especialistas ​​em energia térmica. A ideia, que nasceu no ambiente universitário, começou a ser aplicada no mundo real quando a dupla firmou uma parceria com o fornecedor de energia Vatajankoski.

Além disso, a startup ganhou apoio do governo local. O país enfrenta a falta de combustível devido ao aumento dos preços do gás. A Rússia cortou o fornecimento de gás à Finlândia por se recusar a pagar em rublos. Não é uma boa notícia para a Finlândia, um país que experimenta invernos longos e frios.

Mas, por meio da parceria de sucesso, a Polar Night Energy representa um ótimo exemplo de como a criatividade pode resolver problemas ambientais e sociais complexos.

Leia mais:

Via The Next Web

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post “Bateria de areia”? Solução é mais barata e pode armazenar energia por meses apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/07/10/ciencia-e-espaco/bateria-de-areia-solucao-e-mais-barata-e-pode-armazenar-energia-por-meses/

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.