27/02/2022 às 13h01min - Atualizada em 28/02/2022 às 00h00min

Rússia X Ucrânia: Putin coloca forças nucleares em alerta máximo

Sob a alegação de estar ameaçado pela Otan, o presidente da Rússia ordenou que o país coloque as armas nucleares em alerta máximo

Olhar Digital
https://olhardigital.com.br/2022/02/27/ciencia-e-espaco/russia-x-ucrania-putin-coloca-forcas-nucleares-em-alerta-maximo/

Neste domingo (27), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou que o país coloque as armas nucleares em posição de alerta máximo, o que representa o maior grau de atenção. Segundo a agência de notícias Reuters, a decisão de Putin veio depois de declarações que ele considerou agressivas por parte de representantes dos países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Protesto contra a invasão russa da Ucrânia em frente à embaixada russa na cidade de Varsóvia. Imagem: Fotokon – Shutterstock

Em conversa com oficiais militares e com o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, Putin disse que as nações ocidentais tomaram “ações hostis” em relação à Rússia e impuseram “sanções ilegítimas”. Ele fez um pronunciamento oficial à nação a esse respeito.

“Como vocês podem ver, países do Ocidente não tomam medidas não amistosas contra nós apenas na dimensão econômica – eu me refiro às sanções que todos conhecem bem e também aos principais dirigentes que lideram a Otan que se permitem fazer declarações agressivas em relação ao nosso país. Dessa forma, comando ao ministro da Defesa para que as forças de deterrência do país estejam de prontidão”, declarou o líder russo à TV estatal.

Deterrência é um conjunto de medidas baseadas na intimidação, tomadas por um país ou conjunto de países visando prevenir ou dissuadir ações hostis de rivais.

Leia mais:

Casa Branca garante que a Rússia não está sob ameaça da Otan nem da Ucrânia

Em resposta, a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, garantiu que em nenhum momento a Rússia esteve sob ameaça da Otan, diferentemente do que o líder russo vem afirmando. “Nós o vimos fazer isso várias vezes. Em nenhum momento a Rússia esteve sob ameaça da Otan ou esteve sob ameaça da Ucrânia“, disse Psaki à ABC News.

“Isso tudo é um padrão do presidente Putin e vamos enfrentá-lo. Temos a capacidade de nos defender, mas também precisamos chamar a atenção para o que estamos vendo vindo do presidente Putin”, acrescentou.

Aliança formada por 30 países, entre eles os EUA, o Canadá, o Reino Unido e a França, a Otan foi criada em 1949, no período da Guerra Fria, sob a liderança norte-americana, em oposição à extinta União Soviética. Com o fim do bloco comunista em 1991, a Otan passou a atuar, principalmente, como uma aliança que zela pelos interesses econômicos dos membros.

Para a embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield, a atitude de Putin é inaceitável. “Isso significa que ele continua a escalar esta guerra de uma maneira totalmente inaceitável e temos que seguir contendo suas ações da maneira mais forte possível”, declarou ela em entrevista à CBS News.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Rússia X Ucrânia: Putin coloca forças nucleares em alerta máximo apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/02/27/ciencia-e-espaco/russia-x-ucrania-putin-coloca-forcas-nucleares-em-alerta-maximo/

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.