07/07/2022 às 06h39min - Atualizada em 07/07/2022 às 06h39min

Em vídeo, Prefeitura de Cachoeiro celebra aniversário de Raul Sampaio

O saudoso poeta, compositor e cantor completaria (1928-2022) 94 anos nesta quarta-feira (6)

Na gravação, “A Carta”, uma das canções de maior sucesso do compositor, é revisitada pela nova geração, representada pelas meninas Isadora Vieira Ferreira e Maria Alice Daum Machado Dias, que interpretam a música em um cenário especial: a Casa de Cultura Roberto Carlos.

Assim, o vídeo promove um encontro da juventude com a obra do autor de “Meu pequeno Cachoeiro”, hino oficial do município, contribuindo para perpetuar o patrimônio musical deixado pelo artista.

“Raul Sampaio é um dos maiores compositores do Brasil. Um cachoeirense que merece ser reverenciado e ter sua história e obra sempre lembradas”, destaca a secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins.

Assista ao vídeo:
 

Raul Sampaio

Raul Sampaio nasceu em 6 de julho de 1928, em Cachoeiro, sendo filho do construtor José Cocco e de Fany Sampaio Cocco. Ele cresceu junto com os irmãos Domingos, Ruth e Fanny. Na infância, gostava de pular muros de quintais e de subir no jenipapeiro no pátio do colégio Liceu Muniz Freire.

Em meados da década de 1940, participou de serenatas com amigos e freqüentou programas da rádio ZYL-9, a única emissora de Cachoeiro de Itapemirim na época. Estudou nos colégios Graça Guardia, Bernardino Monteiro e na Escola Técnica de Comércio de Cachoeiro. Seus primeiros versos tinham estilo parnasiano.

Ele é autor de mais de 200 canções, muitas delas gravadas por intérpretes famosos, como Erasmo Carlos, Paulinho da Viola, Elza Soares, Renato Russo, dentre vários outros. Além de ser o compositor do hino de Cachoeiro, o hino oficial do Estrela do Norte Futebol Clube também é de sua autoria.

Em 2018, quando completou 90 anos, Raul foi o tema da Festa de Cachoeiro, sendo homenageado com o lançamento de um selo postal e do CD “90 anos Raul Sampaio Cocco – Doce terra onde nasci”, no qual foram incluídas 12 de suas composições.


Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.