25/02/2022 às 19h20min - Atualizada em 26/02/2022 às 00h00min

Estudo mostra que a vida realmente passa diante dos olhos na hora da morte

Uma pesquisa acidental mostrou que o cérebro é capaz de trazer lembranças importantes a tona momentos antes e após a morte

Olhar Digital
https://olhardigital.com.br/2022/02/25/medicina-e-saude/estudo-mostra-que-a-vida-realmente-passa-diante-dos-olhos-na-hora-da-morte/

Um acidente durante o acompanhamento de um paciente epilético mostrou que o ser humano pode realmente ser capaz de ver a vida diante dos olhos no momento da morte, assim como mostram os filmes e novelas.  

O neurocirurgião Ajmal Zemmar estava acompanhando as ondas cerebrais de um paciente de 87 anos que havia desenvolvido epilepsia. Durante o processo, o paciente teve um ataque cardíaco fatal, oferecendo uma experiência única.  

Leia também!

As gravações das ondas cerebrais do paciente mostraram que nos 30 segundos antes do ataque cardíaco e nos 30 segundo após a morte declarada, o cérebro do paciente emitiu ondas nos mesmos padrões de quando sonhamos ou recordamos memórias.  

No estudo publicado na Frontiers in Aging Neuroscience, o responsável pela pesquisa afirma que é como se o cérebro fornecesse uma lembrança final da vida. Em entrevista à BBC, Zemmar relatou que o experimento foi completamente acidental.  

Não é possível afirmar sobre o que o cérebro se lembra, mas Zemmar explica que partindo de um ponto de vista filosófico especularia que “se o cérebro fizesse um flashback, provavelmente gostaria de lembrá-lo de coisas boas, em vez de coisas ruins”.  

“Esta poderia ser uma última lembrança de memórias que experimentamos na vida, e elas se repetem em nosso cérebro nos últimos segundos antes de morrermos.” 

estudo do cérebro

estudo do cérebro

Pesquisa mostra que a vida realmente passa diante dos olhos na hora da morte. Imagem: Sergey Nivens/Shutterstock

Zemmar afirma que os dados são de 2016, mas nunca se sentiu a vontade para publicar o caso, pois não encontrou estudos parecidos, além do fato de o paciente ser epilético e ter o cérebro inchado e sangrando também dificultam as conclusões.  

Os pesquisadores disseram que o único achado parecido relata o caso de ratos saudáveis que apresentaram dados iguais no momento da morte, altos níveis de ondas cerebrais 30 segundos antes e após.  

“Acho que há algo místico e espiritual em toda essa experiência de quase morte”, disse Zemmar ao explicar que cientistas vivem para encontrar descobertas como esta. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Estudo mostra que a vida realmente passa diante dos olhos na hora da morte apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/02/25/medicina-e-saude/estudo-mostra-que-a-vida-realmente-passa-diante-dos-olhos-na-hora-da-morte/

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.