04/07/2022 às 11h28min - Atualizada em 05/07/2022 às 00h00min

Chega ao Brasil tratamento de última geração que elimina tremores de pacientes com Parkinson

SALA DA NOTÍCIA MassMedia Divulgação
Divulgação
Um tratamento revolucionário para tremores chega ao Brasil. Trata-se do Exablate Neuro, sistema que utiliza ultrassom focalizado para criar uma lesão nas áreas mais profundas do cérebro, sem a necessidade de incisões cirúrgicas. A novidade vai permitir tratar os sintomas de pacientes com tremor essencial, doença de Parkinson e dor neuropática. Apenas uma sessão é necessária para melhoria imediata e permanente do distúrbio. A tecnologia, trazida ao país pela Strattner, já foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e está disponível para integrar os principais centros médicos do país.  

O procedimento envolve o uso de ondas sonoras de alta frequência guiadas com precisão por ressonância magnética para realizar uma ablação dentro do cérebro no ponto focal que está causando os sintomas. O paciente, que fica acordado durante a sessão, utiliza um capacete piezo-cerâmico. Da sala de controle ao lado, o médico monitora o aumento da temperatura no alvo, nas regiões adjacentes e a formação da lesão em tempo real. Durante o procedimento, o médico acessa o paciente constantemente para avaliar a melhora dos sintomas e mitigar quaisquer efeitos adversos. Utilizando o mouse em vez do bisturi, ele dá o comando para que os mais de 1.000 feixes sônicos de alta frequência sejam direcionados exatamente ao alvo, proporcionando o alívio imediato do tremor, com efeitos colaterais mínimos. A tecnologia não emite radiação ionizante O tratamento dura aproximadamente três horas, incluindo a preparação e os exames. O paciente recebe alta no mesmo dia.

No Brasil, estima-se que 20% da população acima de 65 anos sofre de tremor essencial, distúrbio capaz de afetar as mãos, a dicção, as pernas e a cabeça do paciente. O mal, no entanto, é frequentemente diagnosticado incorretamente como doença de Parkinson, doença neurológica que afeta os movimentos da pessoa e atinge cerca de 200 mil brasileiros, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os sintomas do Parkinson estão tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio e alterações na fala e na escrita. O Exablate Neuro trata os sintomas das duas doenças.

“Há milhões de brasileiros sofrendo de tremor essencial ou doença de Parkinson com tremor predominante, e o ultrassom focalizado Exablate Neuro tem o potencial de mudar suas vidas por meio de um procedimento livre de incisões. Estamos ansiosos para levar essa tecnologia transformadora a centros médicos de todo o Brasil e ajudar a impulsionar a medicina em nosso país”, disse Felipe Strattner, diretor de estratégia da Strattner.

O Exablate Neuro é o primeiro e único dispositivo de ultrassom focalizado no mundo para tratar tremor essencial e doença de Parkinson para pacientes que não respondem aos medicamentos. O equipamento foi criado pela Insightec, uma empresa israelense de tecnologia médica. A plataforma já está em uso, desde 2018, em mais de 100 centros médicos em todo o mundo. Na América Latina, apenas a população do Chile já se beneficia do tratamento.


Mais informações:
MassMedia
Flavia Flores - flavia.flores@massmedia.com.br
 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.