O ex-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Roberto Valadão, faleceu aos 85 anos nesta quarta-feira (22) no Sul do Espírito Santo.
A triste perda foi confirmada pela Câmara Municipal, em nota oficial de pesar o descrevendo como um bravo lutador e ícone da política local, cujo legado é significativo.
Ele deixa para trás quatro filhos.
Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o velório.
Luto no ES
Por meio do X, o governador Renato Casagrande (PSB) emitiu nota de pesar e anunciou luto oficial no Espírito Santo. “Lamento profundamente o falecimento do ex-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, ex-deputado estadual e federal, Roberto Valadão. O Espírito Santo e a política capixaba perde um grande nome. Meus sinceros sentimentos à família e amigos nesse momento de dor. Em sua homenagem, o Estado estará de luto oficial por 3 dias”.
Roberto Valadão Almokdice
Valadão nasceu em Colatina, em 20 de setembro de 1938. Foi líder estudantil e prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, principal cidade do sul do Espírito Santo, em duas oportunidades: de 1983 a 1988 e de 2005 a 2008.
Foi também vice-prefeito, vereador, deputado estadual e deputado federal por dois mandatos. Ajudou a fundar o PMDB, hoje MDB, sendo um dos líderes históricos da legenda no Estado. Teve destacada atuação de combate à ditadura militar e pela redemocratização do país.