O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil), esteve nesta terça-feira (30) em Brasília com o presidente nacional do União Brasil e da Federação União Progressista, Antônio de Rueda, para tratar da reconfiguração política no Espírito Santo.
No centro das conversas, está a filiação do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), ao União Brasil, com a garantia de legenda para disputar o Senado Federal em 2026. A chegada do deputado federal Messias Donato, afilhado político de Euclério, também foi pauta, reforçando o peso da negociação.
Marcelo destacou a relevância do movimento: “O futuro do Espírito Santo e do Brasil depende das escolhas de hoje! Com a chegada de Euclério e Messias Donato, fortalecemos o União no Estado e garantimos que o nosso Espírito Santo tenha voz nos principais debates nacionais”, publicou em suas redes sociais.
O que tem dado ainda mais força à articulação é a condição imposta por Euclério: só ingressará no União Brasil se a Federação União Progressista estiver alinhada com o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), pré-candidato ao Governo do Espírito Santo.
Com esse gesto, Euclério reforça publicamente sua confiança em Ricardo, a quem tem chamado de “o mais preparado e qualificado para conduzir o Estado”. Nos bastidores, a avaliação é de que a entrada de Euclério no União, sob a liderança de Marcelo Santos, representa a consolidação de um bloco político robusto em torno do nome de Ricardo Ferraço ao Palácio Anchieta.